Jornal de Angola

Zangas entre responsáve­is da CASA-CE em Benguela

- Maximiano Filipe | Benguela

Divergênci­as entre o secretário executivo provincial da CASACE em Benguela, Francisco Viena, e o responsáve­l local do braço juvenil da coligação, António Ratinho, obrigaram à deslocação do secretário­geral da Juventude Patriótica de Angola (JPA), Rafael Aguiar, àquela província, para tentar acalmar os ânimos entre as duas partes.

Em conferênci­a de imprensa realizada no final da visita, Rafael Aguiar confirmou as divergênci­as que existem entre o representa­nte do partido em Benguela e o secretário provincial da JPA, escusando-se, no entanto, a entrar em mais detalhes sobre a contenda. O também deputado disse apenas que foi a Benguela para mediar a situação, de modo a que Francisco Viena e António Ratinho continuem a trabalhar juntos em prol da CASA-CE.

Relativame­nte à situação política no país, Rafael Aguiar considerou que a vontade do Executivo angolano em apostar na realização das eleições autárquica­s constitui uma visão acertada para a promoção da democracia em Angola.

O político afirmou que a CASA-CE está a realizar actividade­s que visam dinamizar todos os militantes a nível dos secretaria­dos provinciai­s, para que a coligação tenha êxito nas próximas eleições autárquica­s, previstas para 2020.

Rafael Aguiar aproveitou a sua estada em Benguela para orientar um encontro com os membros do secretaria­do provincial da coligação.

A coligação liderada por Abel Chivukuvuk­u foi a terceira formação política mais votada nas eleições gerais de 23 de Agosto último, tendo conseguido 9,45 por cento dos votos e eleito 16 deputados, mais oito comparativ­amente ao pleito de 2012.

Francisco Viena foi o cabeça da lista de candidatos a deputados da CASA-CE na província de Benguela, onde a coligação não conseguiu eleger qualquer deputado. Naquela província, as eleições foram ganhas pelo MPLA, que elegeu quatro deputados, à frente da UNITA, que conseguiu um assento por aquele círculo provincial.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola