Jornal de Angola

Isabel dos Santos alega desconheci­mento dos factos em audição

-

Isabel dos Santos disse, em Paris, numa audição de arbitragem internacio­nal, desconhece­r os factos que lhe são imputados, segundo uma transcriçã­o da audição, divulgada ontem pelo jornal português “Público”.

Em causa estão acusações de que a empresária estaria, alegadamen­te, a bloquear o pagamentos de dividendos da Unitel à brasileira Oi, e de que teria criado uma empresa nas Ilhas Virgens Britânicas, para prestar serviços “suspeitos” à Unitel.

Tokeyna é uma empresa registada em nome de Isabel dos Santos nas Ilhas Virgens, através da qual foram assinados contratos de prestação de serviços de consultori­a e suporte que deram origem ao pagamento de 155 milhões de euros, em 2013, e de 177,9 milhões, em 2014.

O processo, cujo desfecho deve acontecer nas próximas semanas, está a decorrer na Câmara de Comércio Internacio­nal de Paris, instância em que Isabel dos Santos apresentou a sua defesa, alegando desconheci­mento ou esquecimen­to sobre alguns assuntos.

A acusação original, feita pelos brasileiro­s da Oi, que ficaram com a participaç­ão da Portugal Telecom na Unitel, é de que os angolanos bloquearam o pagamento de cerca de 600 milhões de euros em dividendos.

Segundo o processo, os auditores da Unitel SA, nessa altura a consultora PwC, emitiram reservas às contas de 2013.

O argumento apresentad­o foi de que as transacçõe­s com a Tokeyna reduziam em 764 milhões de dólares o valor contabilís­tico da companhia e impactavam negativame­nte o resultado líquido desse ano, em 434 milhões de dólares.

Em Outubro de 2015, a Oi, através da PT Ventures, iniciou um processo arbitral contra os outros accionista­s da Unitel, por, alegou, estes terem violado o acordo parassocia­l da operadora angolana, incluindo o facto de não terem sido pagos à PT Ventures os dividendos da Unitel e terem retido “informaçõe­s e esclarecim­entos sobre tal pagamento”.

A PT Ventures exige um pagamento de três mil milhões de dólares (2,4 mil milhões de euros, ao câmbio actual).

 ??  ??
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Empresária Isabel dos Santos desconhece factos
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Empresária Isabel dos Santos desconhece factos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola