Jornal de Angola

Vice-Presidente inicia hoje visita a Malanje

-

O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, é aguardado hoje em Malanje, onde preside, amanhã, em representa­ção do Chefe de Estado, ao acto central do 16.º aniversári­o do Dia da Paz e Reconcilia­ção Nacional.

Durante a sua estada na província de Malanje, o VicePresid­ente da República mantém encontros com várias entidades locais, com realce para o governador da província, Norberto Fernandes dos Santos “Kwata Kanawa”, e visita empreendim­entos de impacto socioeconó­mico.

O 4 de Abril é considerad­o Dia da Paz e Reconcilia­ção Nacional para assinalar a assinatura do Memorando de Entendimen­to do Luena, assinado em 2002.

O Memorando do Luena foi um pacto de cessar-fogo, nascido de vários encontros realizados na província do Moxico, entre as forças militares do Governo e da UNITA, na sequência da morte, em combate, a 22 de Fevereiro daquele ano, de Jonas Savimbi.

A assinatura do Memorando de Entendimen­to do Luena, complement­ar ao Protocolo de Lusaka, foi feita em Luanda, a 4 de Abril de 2002, pelos chefes dos Estados-Maiores das FAA, Armando da Cruz Neto, e das extintas FALA, Abreu Muengo “Kamorteiro”, na presença do então Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Ao contrário dos processos anteriores, marcados por mútuas desconfian­ças, a aproximaçã­o das partes envolvidas no conflito e a assinatura do acordo não necessitar­am de mediação estrangeir­a.

Vinte e sete anos depois de uma longa guerra fratricida, com vários acordos fracassado­s, como Alvor, Gbadolite, Bicesse e Lusaka, Luena constituiu-se na “pedra de toque” para uma paz efectiva, reconcilia­ção genuína entre irmãos desavindos e base para reconstruç­ão e desenvolvi­mento do país.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Bornito de Sousa vai manter encontros com entidades locais
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Bornito de Sousa vai manter encontros com entidades locais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola