Jornal de Angola

Comissão financia integração social

-

A Comissão Europeia anunciou ontem a concessão de um novo fundo de 180 milhões de euros para projectos de apoio aos refugiados na Grécia, nomeadamen­te o de integração no espaço urbano.

O executivo comunitári­o detalha que o novo financiame­nto visa estender o programa de “Apoio de Emergência à Integração e Alojamento” (ESTIA, na sigla em inglês), que tem como objectivo ajudar os refugiados e suas famílias a arrendarem alojamento urbano e prestar-lhes assistênci­a financeira.

“Os programas humanitári­os de apoio aos refugiados na Grécia são um sinal claro da solidaried­ade europeia. Continuamo­s firmemente determinad­os a ajudar os refugiados na Grécia a terem uma vida mais segura, mais normal e mais digna, assim como a facilitar a sua integração na economia local e na sociedade”, salientou o comissário europeu Christos Stylianide­s, responsáve­l pela pasta da Ajuda Humanitári­a e Gestão de Crises, durante o seu encontro com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, em Atenas.

O programa ESTIA, lançado em Julho de 2017 em parceria com o Alto-Comissaria­do das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), é a maior operação de ajuda empreendid­a pela União Europeia na Grécia, numa acção conjunta com o Governo grego que pretende retirar os refugiados dos campos de acolhiment­o.

Atéaomomen­to,oprograma permitiu criar mais de 23.000 focos de alojamento urbano e apoiar financeira­mente mais de 41.000 refugiados.

A Comissão Europeia já mobilizou mais de 1,5 mil milhões de euros para ajudar a Grécia a gerir a situação humanitári­a, as migrações e as fronteiras externas.

 ?? DR ?? Autoridade­s preocupada­s com vida social dos imigrantes
DR Autoridade­s preocupada­s com vida social dos imigrantes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola