Jornal de Angola

Rússia acusa Reino Unido de quebrar todas as regras

-

A tensão entre Moscovo e Londres, resultante do designado caso Skripal, está a aumentar e especialis­tas alertam para riscos capazes de atingir áreas sensíveis, a julgar a violação de todas as regras da política internacio­nal.

No que aos Estados Unidos diz respeito, o Kremlin fez saber ontem que o Presidente Donald Trump propôs ao líder russo, num telefonema a 20 de Março, um encontro na Casa Branca. O governo norteameri­cano não desmentiu, mas avançou que a ideia ainda nem passou para o papel, num claro sinal de afastament­o e reforço da sua última medida que deu na expulsão de 60 diplomatas russos do seu território. O ministro russo dos Negócios Estrangeir­os, Sergei Lavrov, afirmou que foi do interesse do Reino Unido envenenar o ex-agente Sergei Skripal, segundo o jornal “o The Independen­t”.

“O envenename­nto podia ser do interesse do Governo britânico, que está numa situação desconfort­ável pela incapacida­de para cumprir as promessas feitas aos eleitores sobre as condições do 'Brexit'”, afirmou ontem Lavrov em conferênci­a de imprensa.

O ministro russo considera, ainda, que “existem outras explicaçõe­s para além das apresentad­as pelos nossos parceiros do Ocidente e que declaram que a responsabi­lidade apenas pode ser dos russos”.

Referiu especialis­tas que dizem que “esta morte seria também altamente vantajosa para os serviços de segurança britânicos, conhecidos pela licença para matar”.

 ?? DR ?? Ministro russo dos Negócios Estrangeir­os Sergei Lavrov sugere motivos do ataque ao espião
DR Ministro russo dos Negócios Estrangeir­os Sergei Lavrov sugere motivos do ataque ao espião

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola