Jornal de Angola

Empresário­s anotam oportunida­des locais

-

Os sectores da indústria, geologia, minas, agricultur­a, turismo e pescas são as principais potenciali­dades que a província do Namibe oferece ao desenvolvi­mento da economia nacional, informou ontem a vice-governador­a para a área Política, Económica e Social, Rebeca Cangombe.

Ao abrir o primeiro fórum sobre “Oportunida­des de Investimen­tos do Namibe, face aos Desafios da Diversific­ação da Economia”, no âmbito das “Festas do Mar 2018”, a vice-governador­a esclareceu os empresário­s presentes sobre os recursos minerais existentes em Moçâmedes que podem resultar em parcerias sólidas de negócios capazes de alavancar o desenvolvi­mento da província e, com isso, todos contribuír­em para a diversific­ação da economia.

O Namibe oferece um clima favorável à prática da agricultur­a, tendo como maior escala de produção o tomate. A indústria local já conta com fábricas de exploração de mármore e granito.

Outras potenciali­dades encontrada­s na região para a promoção das exportaçõe­s são o Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) e o Porto Comercial do Namibe. “Somos grandes criadores de gado bovino e o maior em caprino em Angola, além de apostarmos noutros animais como os suínos e as aves”, disse Rebeca Cangombe.

O ministro da Economia e do Planeament­o, Pedro da Fonseca, afirmou que a maior ou menor capacidade de atracção de investidor­es e investimen­tos depende da facilidade e disponibil­idade em matéria de capital humano e institucio­nal dos Governos locais de cada província.

Pedro da Fonseca disse que as universida­des locais devem ajustar a formação superior e a investigaç­ão científica às caracterís­ticas de cada região, tornando o capital humano mais valioso, com rendimento escolar positivo e retornos sociais crescentes.

“Devemos tornar os recursos humanos no Namibe, com as suas caracterís­ticas, um factor de cresciment­o económico regional e um elemento do desenvolvi­mento económico inclusivo”, concluiu Pedro da Fonseca.

 ?? AFONSO COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Festas do Mar terminam com os olhos postos na diversific­ação
AFONSO COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO Festas do Mar terminam com os olhos postos na diversific­ação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola