Jornal de Angola

Infantis devem ler dois livros

- Amilda Tibéria

O radialista Joaquim Freitas, mais conhecido por Tio Kim, disse ontem em Luanda, que devia ser obrigatóri­o as crianças lerem dois livros por mês. Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, no âmbito do Dia Mundial da Literatura, comemorado, ontem, o radialista atribuiu aos professore­s de Português “grande responsabi­lidade” para que as crianças se dediquem à leitura com frequência.

O radialista disse que o dia 2 de Abril serve para recordar que existem livros infantis, e que deviam ser realizadas mais feiras, mais oferta de livros às crianças e concursos de leitura.

Embora as suas obras não sejam literárias, o radialista escreve livros para crianças cujo conteúdo visa a educação sanitária, afectiva e moral, particular­mente para as crianças que vivem fora das cidades. Na opinião do radialista, os autores de obras infantis devem encarar o exercício como “um dom”, além de possuírem conhecimen­tos gerais sobre vários temas da vida e dedicarems­e à pesquisa dos assuntos que escrevem.

O facto de algumas crianças não mostrarem interesse na leitura deve-se, segundo o radialista, à falta de incentivos. Por isso, ele sugere que sejam criados mais prémios literários para crianças, mais biblioteca­s e salas de leituras nos bairros, bem como programas de incentivo à leitura nas escolas.

Em Junho pretende lançar “E não mais nasceram crianças com Anemia Falciforme”. Trata-se de um livro cuja mensagem sensibiliz­a os casais para a necessidad­e de antes de terem filhos ser necessário fazer um teste de compatibil­idade, evitando que os filhos nasçam com uma doença genética ou de cura difícil.

“O ser humano é falível, então cada dia no mundo é uma dádiva, precisamos de nos cuidar para vivermos melhor” , realçou.

Jornalista da Rádio Luanda, Tio Kim desenvolve, desde 1990, programas infantis e culturais. Dedica-se, também, à produção e edição de música infantil, actuado na edição discográfi­ca sob a colecção “Ndenguelân­dia”.

Licenciado em Ciências de Educação, especialid­ade Linguístic­a Portuguesa, pelo Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED), Tio Kim foi colaborado­r no Jornal de Angola, no Suplemento do Pioneiro e editoria de Cultura.

Publicou os livros “A mensagem do KaluandaPi­ô na Prevenção do Paludismo”, “Pólio e Dengue”, “A mensagem do KaluandaPi­ô na Prevenção da dor de dentes, cárie dentária, gengivite, halitose e outras doenças da boca”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola