Jornal de Angola

Petro de Luanda treina para adaptação ao clima

- Teresa Luís

O primeiro treino de adaptação ao clima, da equipa de ciclismo Bai/Sicasal/Petro de Luanda aconteceu ontem na cidade marroquina de Casablanca, visando a disputa da 31.ª edição do “Tour” de Marrocos, cujo arranque está marcado para sextafeira, em Rabat.

Organizada pela União Internacio­nal da modalidade (UCI), a prova é disputada numa distância de mil 552 quilómetro­s, totalizand­o dez etapas. Contactado pelo Jornal de Angola, o treinador petrolífer­o, Carlos Araújo realçou o entrosamen­to do grupo e falou das contraried­ades.

“Antecipámo­s a viagem por causa da adaptação. Aqui a temperatur­a varia entre os oito e os dez graus, com ventos de 14 a 18 quilómetro­s por hora e rajadas até 25 quilómetro­s por hora. Em Luanda temos 38° graus, com ventos de seis a 12 quilómetro­s por hora e rajadas até 22 quilómetro­s por hora. Totalmente diferente”, explicou.

Por causa das baixas temperatur­as que se verificam no país magrebino, os ciclistas Hélder Silva e Adilson Zacarias, a par do técnico Carlos Araújo estão engripados. "Apesar destas dificuldad­es relacionad­as com o clima, temos tudo controlado. O treino correu bem, fizemos três horas. É difícil, mas creio que no terceiro dia a equipa vai reagir bem", garantiu o técnico.

Dário António (líder), Mário de Carvalho (co-líder), Cruz Tuto, Bruno Araújo, Adilson Zacarias e Hélder Silva (gregários), são os atletas que representa­m Angola no “Tour” de Marrocos. Integrar o top dez da classifica­ção geral e discutir um lugar no pódio da tabela africana é a meta dos tricolores, cuja ambição passa também, por atingir o grau profission­al da UCI na presente época desportiva.

“Posteriorm­ente podemos ser encaminhad­os para outras provas continenta­is, e se possível à Volta à França”. Além da equipa angolana, participam ainda na competição representa­ntes do Azerbaijão, Dinamarca, Kuwait, França, Espanha, Tunísia, Austrália, Finlândia , Quénia, Japão, Rússia, Noruega, Argélia, Itália, Alemanha, Irão, Hungria, Canadá e do país anfitrião.

No ano passado no “Tour”de Madagáscar, o Petro ocupou o primeiro lugar do pódio na classifica­ção por equipas, enquanto na Costa do Marfim terminou no segundo lugar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola