Jornal de Angola

Pedida extradição de Puigdemont

-

A Justiça alemã pediu ontem, à Câmara Territoria­l de Schleswig, a tramitação do processo de extradição para Espanha do ex-presidente catalão, Carles Puigdemont, acusado de crimes de rebelião e desvio de fundos públicos.

O Ministério Público de Schleswig Holstein, do Estado federado alemão onde foi detido Puigdemont, em aplicação do mandado de captura europeu ditado pela Justiça espanhola, solicitou também que o ex-presidente da “Generalita­t” (governo catalão) permaneça preso por considerar existir “risco de fuga”.

“A acusação de rebelião contempla, essencialm­ente, a realização de um referendo inconstitu­cional, apesar de serem esperados confrontos violentos”, realçou em comunicado o Ministério Público que considera que o crime pelo qual a Justiça espanhola condena Puigdemont pode ser equivalent­e ao de alta traição, contemplad­o pelo Código Penal alemão.

“Não é exigível, legalmente, uma coincidênc­ia literal de preceitos alemães e espanhóis”, ressaltou. As acusações de desvio de fundos públicos e de corrupção para realizar o referendo ilegal separatist­a de 1 de Outubro de 2017, prossegue a Justiça, correspond­em ao crime de desvio também contemplad­o no Código Penal alemão.

O Ministério Público destaca que as forças policiais indicaram, que após os confrontos violentos de 20 de Setembro de 2017 entre cidadãos catalães e a Guarda Civil, era de esperar uma escalada da violência no dia do referendo.

 ?? DR ?? Lider catalão é acusado do crime de rebelião
DR Lider catalão é acusado do crime de rebelião

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola