Jornal de Angola

Presidente Abdel al-Sisi reeleito com 97 por cento

-

O Presidente egípcio, Abdel Fattah al-Sissi, foi reeleito com 97 por cento de votos, pouco mais do que os 96,91 obtidos em 2014, anunciou oficialmen­te a Comissão Eleitoral.

Ainda de acordo com a Comissão Eleitoral, a taxa de participaç­ão foi menor nestas eleições, atingiu os 41 por cento, significa dizer que dos 60 milhões de eleitores inscritos, apenas 25 milhões votaram.

A elevada abstenção, histórica no Egipto, segundo observador­es locais, ficou desta vez a dever-se ao facto do Presidente al-Sisi ter a vitória antecipada­mente garantida, uma vez que os seus opositores mais fortes acabaram, por uma ou outra razão, por desistir da corrida.

A única excepção, à habitual escassa participaç­ão dos egípcios nas eleições, aconteceu nas presidenci­ais de 2012 que elegeram Mohammed Morsi, em que se verificou uma adesão de 51,85 por cento de pessoas nas mesas de voto.

Como nota de destaque e de curiosidad­e, registe-se o facto de muitas pessoas terem escrito no seu boletim de voto o nome do jogador de futebol Mohamed Salah, actual estrela da selecção e do Liverpool de Inglaterra.

A revista Economist diz mesmo, que dos 25 milhões de pessoas que votaram, um milhão anulou o voto, escreveu o nome de Salah.

As eleições no Egipto decorreram entre segundafei­ra e quarta-feira da semana passada, na quinta-feira foram divulgadas as primeiras estimativa­s pela imprensa estatal. Na altura, os resultados apontavam para uma clara vitória de al-Sisi, mas com 92 por cento de votos.

O Presidente eleito teve como adversário, Moussa Mostafa Moussa, um adepto do regime que até já apoiou a reeleição de al-Sisi, e que teve menos de um milhão de votos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola