Jornal de Angola

Petrolífer­a Total reforçou assistênci­a às cooperativ­as

Com o apoio da World Vision na execução de projectos a companhia proporcion­a aos pescadores formação

-

A petrolífer­a Total EP Angola vai reforçar o apoio institucio­nal às cooperativ­as de pesca de Porto Amboim, província do Cuanza-Sul, com a entrega de embarcaçõe­s, motores fora-de-borda e artefactos às comunidade­s piscatória­s, disse segundafei­ra o representa­nte da companhia francesa em Angola.

Diamantino Vandeste disse que a Total executa projectos com a Organizaçã­o não-governamen­tal World Vision, com a qual pretende proporcion­ar aos pescadores ciclos de formação sobre empreended­orismo, gestão de negócios e crédito.

Diamantino Vandeste explicou que a empresa reconhece a necessidad­e dos pescadores em relação ao aumento da captura do pescado e da produtivid­ade. “Por isso, vai facilitar o acesso aos recursos financeiro­s providenci­ados pelas instituiçõ­es financeira­s para pescadores e mulheres envolvidas no processame­nto e comerciali­zação do pescado”.

No domínio da formação Diamantino Vandeste disse ser necessário capacitar os pescadores em diferentes áreas, como a segurança no mar, navegação e uso de GPS e Sonar. Um total de 1.520 pescadores e peixeiras de Porto Amboim beneficiam de finan- ciamento desde 2015, com o qual adquirem meios produtivos, formação, monitoria e aconselham­ento de negócios, no quadro de um projecto de investimen­to social sob a égide da World Vision. O projecto, com a duração de três anos, conta com um financiame­nto de 30 milhões de kwanzas da Total, com a formação a ser dada de forma faseada.

No Cuanza-Sul estão registadas, sob tutela da direcção local das Pescas, 34 cooperativ­as e 141 associaçõe­s de pescadores. Em 2017, um total de 50 mulheres processado­ras de pescado receberam um crédito no valor de 500 mil kwanzas cada uma.

 ?? KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Comunidade piscatória de Porto Amboim ganha projecto de fomento do empreended­orismo
KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO Comunidade piscatória de Porto Amboim ganha projecto de fomento do empreended­orismo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola