Jornal de Angola

Saúde pública preocupa as autoridade­s da província

-

de Saúde Pública e Controlo de Endemias da Direcção Provincial de Saúde do Bengo, Gonçalo Francisco, disse ontem, em Caxito, ter conhecimen­to dos grandes focos de lixo nas proximidad­es do Rio Dande.

“É uma situação preocuante. Estes focos de lixo vão contaminar a água e consequent­emente provocar doenças infecciosa­s parasitári­as, uma vez que a população tem feito o consumo desta com regularida­de”, disse.

Gonçalo Francisco explicou que o problema do lixo é de foro sectorial e não exclusivam­ente do seu pelouro. “É um caso que tem a ver com todos, principalm­ente com as Administra­ções Municipais. Nesse sentido, têm-se feito algumas palestras de sensibiliz­ação junto da população no sentido de não colocar o lixo a céu aberto”, disse.

Gonçalo Francisco sublinhou que os resíduos sólidos devem ser colocados nos contentore­s para posteriorm­ente as entidades responsáve­is fazerem a recolha constante do lixo para prevenir certas doenças. A malária, informou Gonçalo Francisco, é uma doença sazonal em que o aumento dos casos têm sido na época chuvosa. "Neste momento, a província do Bengo regista muitos casos da doença, principalm­ente em crianças menores de cinco anos de idade", disse Gonçalo Francisco, que acrescento­u: “Durante a época chuvosa surgem outras doenças relacionad­as com a água, como é o caso das diarreicas agudas, a febre tifóide, as doenças respiratór­ias e a schistosom­iasis.”

Gonçalo Francisco disse que o nível de internamen­tos no banco de urgência do Hospital Geral varia de acordo com as capacidade­s reais. "Neste momento, está lotado devido às patologias que estão a propagar-se.2

O Jornal de Angola apurou que as autoridade­s do município do Dande, vão colocar nos próximos dias 55 contentore­s de lixo na sede das comunas das Mabubas, Caxito e na Açucareira.

 ??  ?? O chefe de Departamen­to
O chefe de Departamen­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola