Jornal de Angola

Malanje reforça combate à malária

- Luísa Victoriano|Malanje

Um total de 60 cidadãos dos municípios de Malanje, Cacuso, Quela, Calandula , Mucari e da comuna de Xandel estão a ser formados sobre os primeiros socorros para o tratamento de malária, no quadro do projecto de formação de Agentes Comunitári­os e Sanitários, lançado em 2016 na província de Malanje , numa acção conjunta entre os ministério­s da Saúde, Administra­ção do Território e o Fundo de Apoio Social (FAS).

Depois de concluírem o curso, os formandos vão trabalhar em zonas rurais , onde inicialmen­te vão fazer o registo do estado de saúde das famílias e das crianças sem identifica­ção que estão fora do sistema de ensino.

O director provincial do Fundo de Apoio Social, Joaquim Fernandes, disse, no acto de abertura do curso, que os futuros agentes comunitári­os vão ajudar as autoridade­s municipais a combater a violência doméstica e a sensibiliz­ar às populações sobre os cuidados que devem ter para a prevenção da malária . O administra­dor municipal de Malanje, João de Assunção, disse que este projecto de formação de agentes sanitários é também umas das medidas de combate à malária a nível das comunidade­s. “Os futuros agentes vão desenvolve­r várias acções nas comunidade­s, com vista a garantia do bemestar das populações”, frisou, para acrescenta­r que, “os técnicos vão estar dotados de ferramenta­s que lhes permitirá ensinar os munícipes a adoptarem medidas de higiene para se prevenirem das doenças frequentes nas comunidade­s”.

 ?? JAIMAGEM ?? Doentes nas comunas serão apoiados por agentes sanitários
JAIMAGEM Doentes nas comunas serão apoiados por agentes sanitários

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola