Jornal de Angola

As causas do abandono resultam do mau relacionam­ento familiar

-

O director dos Serviços Sociais do Hospital Josina Machel, Alfredo Quilulo, revelou que, devido à crise financeira, a unidade chegou, há dois anos, a ter mais 40 doentes abandonado­s pelos familiares.

Os doentes abandonado­s com frequência são os de acidentes de viação, recolhidos pela Polícia Nacional na via pública. Depois do tratamento e recuperaçã­o física, a maioria apresenta problemas de memória e dificuldad­es de loca- lizar a família. Nesta senda, os meninos de rua acabam por algum tempo a morar no hospital até a situação ser resolvida com os centros de acolhiment­o.

Os pacientes, que entram com a patologia de AVC – Acidente Vascular Cerebral, também s ão deixados pelos familiares sob pretexto de dificuldad­es sócio-económicas. “Ninguém quer l evar este doente em casa por achar um fardo pesado”, apontou.

Outra causa do abandono tem sido o resultado do mau relacionam­ento familiar. “Quando esta pessoa fica doente sofre represália­s pelo mau comportame­nto do passado”, explicou Alfredo Quilulo, subli nhando que, quando vão à família, eles dizem que já tinham avisado e o (agora) doente não ouvia os conselhos”.

Afirmou que as acusações de prática de feitiçaria têm levado ao abandono.

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕESES NOVEMBRO ??
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕESES NOVEMBRO
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola