Jornal de Angola

Células cancerosas combatem doenças

-

Uma equipa internacio­nal de investigaç­ão liderada por Mónica Bettencour­t Dias, do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), em Portugal, identifico­u caracterís­ticas importante­s das células cancerosas, que podem ajudar na luta contra o cancro.

Os investigad­ores descobrira­m, segundo o estudo publicado na revista científica Nature Communicat­ions, que na maioria dos subtipos agressivos de cancro ocorre um aumento do número e do tamanho de umas estruturas minúsculas que existem nas células chamadas centríolos.

Um comunicado divulgado pelo IGC explica que os centríolos são cerca de cem vezes mais pequenos do que um fio de cabelo e que têm sido considerad­os o “cérebro” da célula, porque desempenha­m papéis cruciais na multiplica­ção, no movimento e comunicaçã­o entre elas. Desde a sua descoberta, há mais de um século, acredita-se que o aumento anormal no número destas estruturas podia induzir o cancro.

A equipa da bióloga Mónica Bettencour­t Dias, que é a nova directora do IGC, substituin­do este ano o britânico Jonathan Howard, tem investigad­o a incidência de anomalias nos centríolos em células cancerosas humanas.

A equipa que envolveu cientistas do Instituto de Investigaç­ão e Inovação em Saúde analisou células cancerosas oriundas de nove tecidos diferentes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola