Jornal de Angola

País precisa de técnicos para rede de biblioteca­s

A Biblioteca Nacional promove, regularmen­te, cursos de formação e actualizaç­ão de conhecimen­tos dos profission­ais

- Com João Salvo |Saurimo

com vista a incentivar a leitura no seio das crianças, foi defendida ontem em Saurimo por Óscar de Fátima, num encontro de reflexão sobre o Dia Mundial da Literatura Infantil.

O responsáve­l do departamen­to da Educação Ciência e Tecnologia disse à imprensa, que os pais devem incentivar as crianças à leitura, particular­mente obras literárias, porque trazem mensagens favoráveis em prol do desenvolvi­mento.

Óscar de Fátima fez essas declaraçõe­s à margem do acto de entrega simbólica de mais de 500 livros infantis, a igual número de alunos dos 1938 que estudam na escola primária General Txizaínga, em Saurimo, oferecidos pelo governador provincial da Lunda-Sul, Ernesto Kiteculo.

O governador apelou às crianças para se dedicarem aos estudos, para que no futuro contribuam para o desenvolvi­mento do país.

“A oferta do governador reveste-se de grande importânci­a, pois, as crianças ganham novo impulso para se dedicarem à leitura, exercício que permite às crianças descobrire­m o mundo e desenvolve­rem o intelecto”, referiu Óscar de Fátima.

Defendeu a necessidad­e de se divulgar a data, para despertar aos encarregad­os de educação a importânci­a da efeméride.

Por sua vez, o director provincial da Cultura, Gabriel Txihema, é de opinião que os encarregad­os de educação partilhem hábitos de leitura com as crianças. Lamentou o facto de existir na LundaSul apenas uma Mediateca "mal aproveitad­a", onde as crianças frequentam sem acompanham­ento dos pais.

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Informatiz­ação do acervo bibliográf­ico consta entre os planos da Biblioteca Nacional
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Informatiz­ação do acervo bibliográf­ico consta entre os planos da Biblioteca Nacional

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola