Jornal de Angola

Progresso e Petro jogam para acerto do calendário

Em caso de triunfo tricolores ascendem ao segundo lugar, a registar-se o inverso os sambilas igualam o adversário

- Anaximandr­o Magalhães

Descrito como um dos maiores derbies da capital, Progresso Sambizanga e Petro de Luanda jogam hoje, às 16h00, no Estádio Municipal dos Coqueiros, a partida de acerto do calendário referente à segunda jornada da primeira volta da 40ª edição do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola Zap.

O desafio realiza-se só agora, por força do engajament­o do Petro na disputa da Taça Nelson Mandela, em que foi afastado na penúltima eliminatór­ia de acesso à fase de grupos pelos sul-africanos do Super Sport United, com agregado de 2-1, nas duas mãos.

Frente a frente, defrontam-se dois históricos emblemas do desporto angolano, particular­mente no futebol.

Chegados ao jogo em condições diferentes, os sambilas estão na 11 posição da tabela classifica­tiva com nove pontos, em sete jogos, e os petrolífer­os na quinta, com 11, em cinco encontros, partilham o mesmo objectivo: ganhar e galgar alguns degraus para atingirem o topo, onde se encontra o Interclube, comandante isolado da prova, com 16 pontos.

Em caso de vitória, o técnico dos tricolores do Eixo Viário, Roberto Bianchi, sabe que a equipa ascende ao segundo lugar com 14 pontos, mas com menos dois jogos efectuados. Bianchi está inteirado da importânci­a de conquistar os pontos em disputa, sobretudo, num momento em que o bicampeão perdeu sete dos 12 pontos possíveis.

Na eventualid­ade de triunfar, o conjunto do Sambizanga, cujo nome está umbilicalm­ente ligado a um dos municípios mais populosos da capital, pode desalojar o adversário do quinto lugar.

O treinador do Progresso, Hélder Teixeira, dispõe de um plantel constituíd­o por jovens cuja média de idades ronda os 24-25 anos, e têm a irreverênc­ia como imagem de marca para alcançar resultados positivos.

Fundado a 17 de Novembro de 1975, o clube sambila denota imensas dificuldad­es desde 1998 para vergar os petrolífer­os. No histórico dos últimos 20 anos, o Progresso venceu em sete jogos, perdeu 16 e empatou em quatro.

Em sentido inverso, o Petro que foi alicerçado a 14 de Janeiro de 1980, regista os mesmos números.

Todavia, os anais valem o que valem, razão por que tanto uma quanto a outra formação sabem, que cada desafio é um desafio e devem encarar o actual como se o último se tratasse.

O Progresso vem de uma igualdade a uma bola frente ao Recreativo da Caála, na jornada anterior, o técnico Hélder Teixeira utiliza o 4X4X2, com Titi à baliza, defesa formada por Nandinho, Buchinho, Eliseu e Cuca, médios: Maria Pia, Medá, Sténio e Bugos Jonas, com Celso e Yano ao ataque, estão mais pressionad­os a deixar os Coqueiros sem desperdíci­os.

Por sua vez, o Petro venceu na ronda antecedent­e, por 1-0, o JGM, alinha no 4X5X1, com o guarda-redes Gérson Barros, defesas: Mira, Wilson, Élio Wilson e Ariclene, médios: Job, Diney, Tony, Manguxi, as despesas do ataque ficam a cargo de Tiago Azulão, que é o quarto melhor marcador do campeonato com quatro golos.

A estratégia é primar pela circulação rápida da bola pelos diferentes sectores, fazê-la chegar o quanto antes ao último reduto do adversário, e também apostar no contra-ataque e ataques contínuos, deve ser a postura a adoptar pelo Progresso do Sambizanga e Petro de Luanda, que repartem, apesar do histórico, o favoritism­o no contexto teórico.

A nona jornada arranca no sábado, com os emparceira­mentos: Cuando Cubango - Bravos do Maquis, Académica do Lobito - Sagrada Esperança, Petro de Luanda - Recreativo do Libolo, Recreativo da Caála - 1º de Agosto, Domant - JGM, Desportivo da Huíla - Sporting de Cabinda, Progresso do Sambizanga - 1º de Maio de Benguela e Interclube - Kabuscorp.

Progresso e Petro chegam ao jogo em condições diferentes. Os sambilas estão na 11ª posição com nove pontos, e os tricolores na quinta com 11

 ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Diney (em posse da bola), é um dos trunfos petrolífer­os para a partida de hoje
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Diney (em posse da bola), é um dos trunfos petrolífer­os para a partida de hoje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola