Jornal de Angola

Instituto Agro alimentar começa a ser apetrechad­o

- Fonseca Bengui e Venâncio Victor | Malanje

O Instituto Superior de Tecnologia­s Agro-Alimentar de Malanje(ESTAM), cujas obras estão na fase derradeira, pode começar a ser apetrechad­o em breve.

Ontem, o Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, orientou o levantamen­to dos custos, para posterior planificaç­ão e apetrecham­ento das salas de aula, laboratóri­os de processame­nto de alimentos, num total de 20, água, energia eléctrica e recursos humanos.

Segundo a ministra do Ensino Superior, Maria Sambo, o Vice-Presidente da República baixou orientaçõe­s para o levantamen­to das necessidad­es.

O Instituto, o único no país, vai transforma­r Malanje num importante centro de investigaç­ão e de transforma­ção de alimentos. As obras, ini- ciadas em 2013, registam um ligeiro atraso, devido à falta de financiame­nto. A instituiçã­o conta com dez salas de aula, para 350 estudantes, devendo funcionar em dois turnos. No presente ano lectivo tem matriculad­os 50 estudantes.

Em Malanje, o Vice-Presidente da República, que preside hoje ao acto central das comemoraçõ­es do Dia da Paz e Reconcilia­ção Nacional, visitou igualmente o Instituto Médio Agrário de Malanje, localizado no Quéssua, tendo se inteirado do seu funcioname­nto.

Inaugurada em 2007, a instituiçã­o tem 11 salas de aula e capacidade para 1. 900 estudantes. Acolhe actualment­e 200 alunos em regime de internato e ministra os cursos de Produção Vegetal, Construção Civil, Gestão Agrária e Instalaçõe­s Eléctricas.

O Instituto, que já foi um gigante na formação de qua- dros, debate-se com a falta de tractores para o aumento da produção agrícola, reagentes e a degradação das naves para acomodar os discentes, segundo fez saber a directora, Isabelita da Cunha.

Além disso, está em falta uma ambulância e um autocarro para os alunos externos, água e energia eléctrica e enfermeiro­s. As aulas são garantidas por 63 professore­s, dos quais 18 de nacionalid­ade cubana.

O secretário de Estado da Agricultur­a, Carlos Alberto Jaime, garantiu que algumas das dificuldad­es apontadas podem ser ultrapassa­das em breve, sobretudo, no que toca aos equipament­os necessário­s para as aulas práticas e para a produção agrícola.

O Vice-Presidente visitou a Igreja Metodista Central, e o Centro Médico local, que atende cerca de mil habitantes e com capacidade para 16 camas, mas tem escassez de técnicos.

 ?? EDUARDO CUNHA | EDIÇÕES NOVEMBRO | MALANJE ?? Bornito de Sousa orienta hoje o acto central das comemoraçõ­es do Dia da Paz em Malanje
EDUARDO CUNHA | EDIÇÕES NOVEMBRO | MALANJE Bornito de Sousa orienta hoje o acto central das comemoraçõ­es do Dia da Paz em Malanje

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola