Jornal de Angola

Acordo paralímpic­o

- António Cristóvão

Um memorandod­e entendimen­to entre a Comissão da União Africana (CUA) e o Comité Paralímpic­o Africano (APC) foi assinado ontem, em Luanda, para o desenvolvi­mento do Para-Desporto em África.

De acordo com o representa­nte do APC, o documento ontem aprovado na capital angolana vai ser avaliado por uma comissão de especialid­ade da União Africana (UA), para a análise e discussão na reunião dos Estados membros a decorrer no mês de Outubro em Addis Abeba, capital da Etiópia.

Pela CUA assinou o documento o nigeriano Okechukwu Emmanuel Ibe, assistente do presidente da UA, enquanto o angolano Leonel da Rocha Pinto rubricou o documento na condição de presidente do APC.

Além do desenvolvi­mento do Para-Desporto em África, a direcção do APC agendou para o ano de 2019 a primeira edição dos Jogos Para-Africanos. Não foi ainda indicado o país que vai acolher o evento.

António da Luz, membro do APC, acredita que na primeira edição dos Jogos ParaAfrica­nos podem marcar presença 700 atletas e 200 técnicos, devendo competir nas modalidade­s de atletismo, basquetebo­l em cadeiras de rodas, levantamen­to de peso, taekwon-do e voleibol sentado, em ambos os sexos.

O APC e a União Africana realizaram segunda e terçafeira um encontro de concertaçã­o para implementa­ção de actividade­s desportiva­s para pessoas com deficiênci­a e realização dos primeiros Jogos Para-Africanos.

Leonel da Rocha Pinto mostrou-se satisfeito com os resultados do encontro, mas reconheceu que o continente africano necessita do apoio financeiro dos seus governos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola