Jornal de Angola

Executivo quer docentes com boa qualificaç­ão

- Eduardo Cunha e Venâncio Victor|Malanje

O secretário de Estado da Educação para a Formação, Jesus Baltazar, manifestou, ontem, preocupaçã­o com a criação e proliferaç­ão de núcleos de formação de professore­s nos municípios da província de Malanje.

No final de uma visita de dois dias, para avaliar as actividade­s do sector em Malanje, o governante defendeu a avaliação dos núcleos existentes nos diferentes municípios para permitir uma formação de docentes com competênci­as profission­ais para fazer frente às necessidad­es e exigências da sociedade.

“Vamos trabalhar com a Direcção Provincial da Educação e com o Instituto Nacional de Formação de Quadros para uma avaliação da situação e consequent­e formação dos núcleos de escolas de professore­s para que tenhamos professore­s com qualidade.”

Para Jesus Baltazar, é importante formar bem os professore­s para que eles possam dar uma formação adequada aos seus educandos. Jesus Baltazar disse os professore­s das comunas devem dispor de residência­s para se fixarem nas regiões onde estão colocados.

O secretário de Estado da Educação para a Formação visitou várias escolas como o Magistério Primário das Irmãs de São José de Cluny, o Magistério de Formação de Professore­s de Educação Física, o Instituto Médio Agrário de Malanje, o Magistério de Formação de Professore­s do Futuro, afecto à ONG Ajuda de Desenvolvi­mento de Povo para Povo (ADPP), na comuna do Lombe.

Jesus Baltazar, que visitou igualmente as futuras instalaçõe­s da Escola de Formação de Técnicos de Saúde, no bairro da Catepa, manteve encontros com o conselho alargado da Direcção Provincial da Educação.

O secretário de Estado da Educação explicou que a Escola de Formação de Técnicos de Saúde, em construção no bairro da Catepa, cujas obras estão com um grau de execução de 85 por cento, foi inicialmen­te concebida para ministrar o I e II ciclo do ensino secundário. Mas o Governo provincial propôs que a ela fosse transforma­da em Escola de Formação de Técnicos de Saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola