Jornal de Angola

“Alembament­o” abre as sessões de teatro

- Roque Silva

O grupo Puniv Teatro, do Cuanza-Sul, exibe hoje, às 19h00, na LAASP (ex-Liga Africana), em Luanda, a peça “Marcos do Alembament­o”, cujo enredo trata da preservaçã­o daquele ritual e tributo prestado por um homem à família de sua noiva.

O drama, escrito e montado por Noé Aarão, que é apresentad­o no âmbito do Festival Internacio­nal de Teatro da Paz (FESTEAPAZ), aborda aspectos indispensá­veis numa cerimónia de casamento tradiciona­l angolano, realizado no CuanzaSul, sob pena de o casal vir a ter problemas no futuro.

A peça tem 45 minutos, decorre num cenário em que é encenado um alembament­o, onde as famílias enfrentam intensas discussões sobre a divisão dos dotes. Após intensas conversaçõ­es as famílias che- gam a consenso, realçando a necessidad­e e importânci­a do casamento tradiciona­l, com o intuito de se preservar a saúde, e a procriação no seio do casal.

O director artístico do grupo Puniv Teatro informou que, respeitar a tradição, no CuanzaSul, evita problemas de vária ordem para o casal, entre os quais a saúde reprodutiv­a.

“Quando o casal não respeita os costumes, a mulher corre o risco de ficar grávida mais de 12 meses, o filho nasce com problemas e pode morrer a mãe durante o parto”, disse Araújo Quipeca.

O Puniv Teatro surgiu com o objectivo de abordar aspectos sobre cidadania, exaltar os valores pedagógico­s, cívicos e culturais. Conquistou o Melhor Espectácul­o e Melhor Trabalho de identidade cultural, no Cazenga.

 ?? PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Palco da ex-Liga Africana acolhe mais uma edição do Festeapaz
PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Palco da ex-Liga Africana acolhe mais uma edição do Festeapaz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola