Jornal de Angola

Federação de Lutas forma treinadore­s

- António Cristóvão

Um cursode formadores para treinadore­s e árbitros de lutas amadoras começa a ser ministrado a partir de quinta-feira até domingo, na Casa da Juventude, no município de Viana, em Luanda, com a participaç­ão de 20 candidatos, entre eles duas mulheres.

O curso é orientado pelo antigo praticante da modalidade, Francisco de Deus Kadima.

Na abertura do curso, os candidatos para treinadore­s e árbitros vão falar sobre a “História e a importânci­a das lutas”, “Tipos de grupos de wrestling”, “Aspectos do uniforme de arbitragem” e o “Corpo de arbitragem”.

Francisco de Deus aborda, na sexta-feira, os temas “Alongament­os, posicionam­ento e deslocamen­to”, “Pegadas e posicionam­entos”, “Marchas e formas”, o “Decorrer de um combate”, os “Tipos de vitórias” e o “Sistemas de pontuação”. No penúltimo dia da formação, o prelector fala das “Formas de acroba- cias, pontes e flexões”, “Tipos e formas de aterragem ou afundament­o”, “Projecção do alto para abaixo”, “Valores atribuídos em acções e projecções”, as “Sanções do corpo de arbitragem e galardão” e o “Campo de aplicação”.

Domingo, às 17h30, antes do encerramen­to, na Casa da Juventude, Francisco Kadima disserta sobre o “Sistema de marcação ao chão e variações”, “Alta competição”, a “Luta negativa” e o “Procedimen­to de passividad­e e aplicação em luta livre e greco-romana”.

António Junqueira, director do curso e vice-presidente da Federação Angolana de Lutas (Falutas), informou que as aulas teóricas e praticas são realizadas no município de Viana.

As inscrições são gratuitas, começaram a 11 de Março e encerraram no sábado, na sede da Falutas, no Complexo da Cidadela.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola