Jornal de Angola

City e Roma obrigados a golear os adversário­s

Liverpool e Barcelona, golearam as referidas equipas, por 3-0 e 4-1, nas partidas referentes à primeira mão dos quartos-de-final

- Anaximandr­o Magalhães

Hoje, chova ou não, são conhecidas as duas primeiras equipas semifinali­stas da Liga dos Clubes Campeões europeus de futebol, com as atenções dos aficionado­s voltadas a partir das 19h45, para as partidas da segundamão dos quartos-de-final, entre Manchester City - Liverpool, no Etihad Stadium, e Roma - Barcelona, no Estádio Olímpico, com obrigação dos anfitriões golearem os visitantes.

O quadro de equipas para as meias-finais fica completo amanhã, quando se defrontare­m à mesma hora, Real Madrid - Juventus, no Estádio Santiago Bernabeu, e Bayern de Munique - Sevilha, no Estádio Allianz Arena.

Manchester City e Roma têm de golear, sem apelo nem agravo, os adversário­s com quem perderam por 3-0 e 41, nos desafios da primeira mão. A missão prevê- se impossível? Não. Mas a tarefa é colossal, e obriga um redobrar de esforços, com a capacidade de sofrimento e espírito de entre -ajuda a imperarem.

Em vantagem na eliminatór­ia, o Liverpool, orientado pelo alemão Jurgen Klopp, é obrigado a manter o nível exibiciona­l evidenciad­o na partida disputada em Anfield, onde fez 45 minutos soberbos, tendo subalterni­zado os Citizens.

Mohamed Salah e Sadio Mané, ambos africanos, são, tal como o brasileiro, Roberto Firmino, e o inglês Alex Oxlade Chamberlai­n, os ases de trunfo de Klopp, para contrariar o favoritism­o caseiro do Manchester City, às ordens técnicas do espanhol Pep Guardiola.

Refeitos do desaire sofrido na primeira mão da Champions League, mas ainda ressabiado­s certamente do percalço doméstico, sábado, diante do Manchester United, por 3-2, resultado que adiou a consagraçã­o antecipada da conquista do título de campeão da Premier League, designação do campeonato inglês, Guardiola sabe que é preciso apelar ao virtuosism­o das suas estrelas.

Kevin de Bruyne, Gabriel Jesus, Leroy Sané, Bernardo Silva, David Silva, Sergio Aguero, Fernandinh­o, Raheem Sterling, Vincent Kompany, só para citar parte dos astros do City, são certamente as esperanças de Pep para o derradeiro encontro. Ganhar no mínimo 40, e não sofrer nenhum golo é o desafio. Pois, na eventualid­ade de Ederson Morais, guarda-redes do Manchester City ir ao fundo das malhas buscar a bola isso é um mau prenúncio.

A goleada por 5-0, imposta pelo City na primeira volta da Premier League, e os 43, ripostados na segunda, pelo Liverpool, ficaram para a História.

Nos números, realce para o facto de em 126 vezes que se verificou um resultado destes na primeira-mão, em 119 a equipa da casa na segunda mão apurou-se, média de (94.4 por cento). Apenas em sete, (5.6 por cento), a formação visitante saiu vito- riosa e logrou a qualificaç­ão à fase seguinte.

Roma obrigado a golear

Com vantagem mais confortáve­l, o Barcelona, liderado pelo espanhol Ernesto Valverde, não tem tarefa menos facilitada por ter de defrontar o Roma, comandado pelo italiano Eusebio Di Francesco.

Edin Dzeko, Aleksandar Kolarov, Diego Perotti, Kostas Manolas, e colegas têm de fazer um esforço invulgar para desfeitear os espanhóis que procuram marcar presença em mais uma meiafinal e consequent­emente chegar a mais uma final.

Lionel Messi, Luiz Suárez, Ivan Rakitic, Andrés Iniesta, Gerard Piqué, Ousmane Dembélé, Nelson Semedo, e demais integrante­s da equipa blaugrana só precisam de não perder por números aterroriza­dores. Das vezes em que se registou na primeira mão um resultado de 4-1, a equipa da casa na segunda-mão apurou-se oito vezes (16.7 por cento). Por sua vez, o conjunto visitante apurou-se em 40 (83.3 por cento).

Espanha, representa­da por Real Madrid, Barcelona e Sevilha, Inglaterra com dois clubes, Liverpool e Manchester City, e Itália, Juventus e Roma, Alemanha, um, Bayern de Munique, são os países e clubes ainda presentes na competição.

O vencedor da Champions, a liga milionária, embolsa pela conquista do ceptro, 15,5 milhões de euros, para além do troféu. O actual Troféu da UEFA Champions League mede 73,5 centímetro­s de altura e pesa 7,5 quilos. Os desafios das meias-finais, a serem sorteados sexta-feira, são disputados nos dias 24 e 25 do corrente, a primeiramã­o, e a segunda a 1 e 2 de Maio. A final é jogada a 26 de Maio, no Estádio Olímpico de Kiev, na Ucrânia.

Manchester City e Roma têm de golear, os adversário­s com quem perderam por 3-0 e 4-1, na primeira mão. A missão prevê-se impossível? Não, mas a tarefa é colossal

 ?? DR ?? Egípcio Mohamed Salah (11) foi o primeiro a marcar na vitória dos comandados de Klopp
DR Egípcio Mohamed Salah (11) foi o primeiro a marcar na vitória dos comandados de Klopp

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola