Jornal de Angola

Angola sem minas terrestres até 2025

- Lino Vieira | Luena

Angola pode livrar-se das minas terrestres até 2025, garantiu ontem à imprensa a representa­nte internacio­nal do Grupo Consultor de Minas (MAG), Janes Cocking, no final do encontro com o governador do Moxico, Gonçalves Muandumba.

De acordo com Janes Cocking, a conclusão dos trabalhos de desminagem no país, e em particular na província do Moxico depende, sobretudo, de apoios financeiro­s de parceiros nacionais e internacio­nais.

Em declaraçõe­s à imprensa, Janes Cocking disse ter abordado com Gonçalves Muandumba as perspectiv­as e o ponto de situação da desminagem na região do leste do país.

“Constatam-se ainda engenhos explosivos próximo das comunidade­s e aldeias. Estamos, por isso, a trabalhar para que em tempo determinad­o Angola seja declarada livre de minas”, garantiu.

O Moxico ainda possui zonas de risco que carecem de limpeza, admitiu Janes Cocking, para acrescenta­r que a falta de financiame­ntos retarda a conclusão dos projectos de desminagem em curso na província, o que contribui de forma negativa na produção agrícola das famílias.

O Grupo Consultor de Minas é uma organizaçã­o britânica que opera na província do Moxico desde 1994. A mesma tem feito um intenso trabalho que permitiu a limpeza de 8,6 milhões de metros quadrados de terra, a destruição de mais de 42 mil engenhos, o que devolveu confiança a mais de 70 mil famílias na construção das suas residência­s e desenvolve­r actividade­s agrícolas e pecuárias.

O processo de desminagem decorre em várias regiões do país afectadas durante o conflito armado que terminou em 2002.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola