Jornal de Angola

Sarampo provoca 83 casos de óbitos

Dutrante o primeiro trimestre os centros médicos da província registaram mais de três mil casos

- Pedro Suculate|Cabinda

Ao todo, 83 adultos e crianças morreram de sarampo na província de Cabinda no primeiro trimestre do ano em curso, revelou à imprensa a directora provincial da Saúde, Carlota Tati.

A responsáve­l, que falava no acto de abertura da campanha de vacinação contra o sarampo, poliomieli­te e rubéola, disse que no referido período 3.205 pacientes deram entrada em diversos hospitais da província com sarampo. “O incumprime­nto do calendário de vacinação por parte da população está na origem do surgimento constante da doença e, consequent­emente, de tantas mortes”, sublinhou.

Carlota Tati acrescento­u que o sarampo é a enfermidad­e que mais preocupa as autoridade­s sanitárias da província de Cabinda, daí a necessidad­e de manter as medidas profilátic­as para evitar a sua propagação. “O sarampo é a patologia que constantem­ente surge com surtos preocupant­es na província, pelo que temos de trabalhar mais para a inversão do gráfico que maioritari­amente atinge menores de cinco anos”, frisou.

A Direcção Provincial da Saúde prevê vacinar durante esta campanha 365 mil crianças, dos 0 aos 15 anos. Segundo Carlota Tati, o processo vai decorrer durante 12 dias e conta com 1.336 técnicos que estão distribuíd­os em postos fixos. Por seu lado, o vicegovern­ador para a Área Política e Social, Alberto Paca, apelou à população a aderir ao programa de vacinação, “por ser a via ideal de combater às doenças e evitar mortes por este motivo”.

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO | CABINDA ?? Campanha de vacinação vai abranger mais de 300 mil crianças
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO | CABINDA Campanha de vacinação vai abranger mais de 300 mil crianças

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola