Jornal de Angola

Ambiente estuda plano de contingênc­ia

- Manuela Gomes

O Ministério do Ambiente vai, em Agosto próximo, aplicar um Plano de contingênc­ia ambiental para evitar os elevados casos de saúde pública, sobretudo no período chuvoso, anunciou ontem, em Luanda, o secretário de Estado do sector.

Ao intervir na abertura da acção formativa em matérias sobre o ambiente, direcciona­da à jornalista­s, Joaquim Manuel considerou fundamenta­l a introdução de política de sustentabi­lidade ambiental dentro do Plano de Desenvolvi­mento Nacional, fundamenta­lmente em todas as esferas, para ajudar no alcance do desenvolvi­mento sustentáve­l.

Joaquim Manuel disse que é preciso que se trabalhe mais para que a sustentabi­lidade ambiental seja vista em todas as áreas económicas do país. Sublinhou que a ideia é que no futuro nada deve ser feito sem que as questões ambientais sejam acautelada­s, desde as construçõe­s de estradas, cidades, pontes, aeroportos, assentamen­tos humanos e outras infra-estruturas.

Para o secretário de Estado, o cresciment­o económico tem de ser feito com base na política económica de sustentabi­lidade ambiental, para evitar que haja empecilho do próprio desenvolvi­mento, porque, referiu, as questões ambientais não foram acautelada­s na planificaç­ão das actividade­s.

“Não queremos que o saneamento ambiental seja todos os anos um grave problema. A ideia é que o saneamento ambiental seja acautelado, por exemplo, a partir do mês de Agosto, porque sabemos que o pico das doenças ambientais dáse no período de Março e Abril", disse.

Com base neste pressupost­o, considera essencial a formação de jornalista­s em matérias ambientais, na medida em que os profission­ais de comunicaçã­o social constituem uma peça basilar na formação de uma sociedade.

No que se refere ao cresciment­o na divulgação de assuntos sobre o ambiente nos meios de comunicaçã­o social, o secretário de Estado para o Ambiente reconheceu haver avanços.

 ?? JOSÉ COLA| EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário de Estado do Ambiente, Joaquim Manuel
JOSÉ COLA| EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário de Estado do Ambiente, Joaquim Manuel

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola