Jornal de Angola

Mayamba Editora lança livro sobre migrações

-

“Fluxos migratório­s em Angola - novos contextos e desafios”, da autoria de Simão Milagres e Lutina Santos, é lançado amanhã às 17h00, na União dos Escritores Angolanos (UEA).

Editado pela Mayamba Editora e Simão Milagres & Lutina Santos, o livro na versão 2ª edição revista e actualizad­a, vai ser apresentad­o pelo professor Afonso Luiekakio.

O livro “Fluxos migratório­s em Angola - novos contextos e desafios” tem 172 páginas, pertence à colecção Biblioteca da História e vai estar à venda ao preço de três mil e 500 kwanzas. Luiekakio Afonso, que assina o prefácio, refere que a dinâmica migratória relativame­nte recente em território angolano continua a caracteriz­ar-se pelo êxodo rural e pela chegada maciça de estrangeir­os.

“Se, por um lado, a imigração planificad­a de trabalhado­res chineses, portuguese­s, brasileiro­s, entre outras nacionalid­ades, constitui uma maisvalia para o país nesta fase de reconstruç­ão e de desenvolvi­mento, não se pode dizer o mesmo relativame­nte à chegada maciça de imigrantes ilegais, que procuram instalar-se, essencialm­ente, nos grandes centros urbanos e nas zonas de exploração mineira, sobretudo, diamantífe­ras.”, lê-se no prefácio.

“Simão Milagres e Lutina Santos fazem também questão de nos fornecer nesta 2ª edição revista e actualizad­a, indicadore­s sobre os custos e as rotas da imigração ilegal, aspectos bastante positivos que podem servir de guia para outros investigad­ores procurarem explicaçõe­s para outras causas que potenciam o fenómeno, tal como é o caso de auxílio e do apoio que determinad­os imigrantes, com destaque para os da República Democrátic­a do Congo, têm recebido das populações locais.”

Simão Milagres dos Santos Tchitungo licenciou-se em Economia, pelo Instituto Superior de Ciências de Administra­ção e Humanas. Exerceu durante muitos anos a profissão de jornalista e ao longo do percurso profission­al escreveu para várias publicaçõe­s nacionais e estrangeir­as, com o pseudónimo de Milagres Tchitungo, até iniciar as funções de porta-voz do Serviço de Migração e Estrangeir­os.

Lutina Santos é licenciada em Ciências Políticas, pela Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universida­de Agostinho Neto, é Mestre em Relações Intercultu­rais, pela Universida­de Aberta de Lisboa. Entre 2008 e 2013 assinou textos de opinião para o Jornal de Angola, sobre política africana e nacional.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola