Jornal de Angola

Mugabe ainda guarda chaves da casa oficial

-

O antigo Presidente do Zimbabwe, Robert Mugabe, continua a resistir à obrigação de deixar disponível, para o seu sucessor, a residência oficial repleta de objectos e artigos pessoais que guardou ao longo de 37 anos no poder.

Segundo George Charamba, porta-voz de Emmerson Mnangagwa, que sucedeu a Robert Mugabe em Novembro passado, a casa está desabitada há cinco meses, mas o antigo Chefe de Estado parece que “não tem pressa” para entregar as chaves.

Nos últimos dias, a imprensa local tem manifestad­o espanto por Robert Mugabe, 94 anos, ainda não ter retirado nenhum dos bens pessoais da residência e de nem sequer ter dado sinais de que o tenciona fazer.

“Robert Mugabe está neste momento em Singapura a consultar os seus médicos habituais”, afirmou George Charamba, que também foi durante muitos anos portavoz do antigo Presidente.

Robert Mugabe foi obrigado a demitir-se em Novembro do ano passado, na sequência de um golpe militar. Deixado cair pelo seu próprio partido, a ZANU-PF, viu-se na iminência de ser humilhado com uma moção de censura no Parlamento, acabando por demitir-se.

Líder da antiga colónia britânica desde a Independên­cia em 1980, foi acusado pelos adversário­s políticos e, a partir de certa altura, por dirigentes da sua própria força política, de “confundir os bens do Estado com os seus”.

Desde que foi forçado a abandonar a Presidênci­a, Robert Mugabe passa grande parte do tempo na sua residência particular em Harare, conhecida localmente por Telhado Azul.

Numa série de entrevista­s à imprensa, em Março, Robert Mugabe considerou ter sido vítima de um “golpe de Estado” e não descartou a possibilid­ade de se recandidat­ar em Julho à frente de um partido que estaria a ser constituíd­o com base em dissidente­s da ZANU-PF, alguns dos quais o serviram como ministros.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola