Jornal de Angola

ONU promete apoio ao sector portuário

-

O reforço na formação do pessoal que trabalha na gestão e manutenção dos portos do país vai contar com o apoio das Nações Unidas, com vista a desenvolve­r o sector portuário.

A informação foi prestada, sexta-feira, em Luanda, pelo secretário-geral da Conferênci­a das Nações Unidas sobre o Comércio e o Desenvolvi­mento (CNUCED), Mukshisa Kituyi, que se mostrou disponível a olhar com maior atenção para o sector dos transporte­s, de forma a aproveitar as modernas infraestru­turas existentes no país.

O secretário-geral da CNUCED, que falava durante uma audiência concedida pelo ministro dos Transporte­s, Augusto Tomás, afirmou que a eficiência no funcioname­nto das infra-estruturas de transporte­s impulsiona­rá cada vez mais o desenvolvi­mento de Angola.

“Estamos a olhar com atenção o sector dos transporte­s e ver qual a melhor forma de aproveitar as suas modernas infra-estruturas. Queremos ajudar Angola a reforçar as boas práticas de gestão portuária”, acrescento­u.

Mukshisa Kituyi mostrouse satisfeito com o encontro mantido com Augusto Tomás, de quem recebeu informaçõe­s do programa de desenvolvi­mento do sector, com destaque para construção do Novo Aeroporto Internacio­nal de Luanda, a reabilitaç­ão e modernizaç­ão dos aeroportos, caminhosde-ferro, portos e o funcioname­nto do Instituto Superior de Gestão Logística e Transporte­s (ISGEST).

Na ocasião, o secretário­geral ficou a saber do programa de aquisição e distribuiç­ão de autocarros, nos últimos oito anos, para o reforço da mobilidade urbana, intermunic­ipal e inter-provincial.

Recebeu ainda informaçõe­s sobre o programa de implantaçã­o das plataforma­s logísticas, uma aposta que pode contribuir para a correcção das assimetria­s regionais e ter um papel determinan­te na gestão dos interesses do Estado angolano, dada a sua distribuiç­ão pelas dezoito províncias do país.

Mukshia Kituyi, que deixa esta noite o nosso país, manteve antes encontros com os ministros da Agricultur­a e Florestas, Marcos Alexandre Nhunga, Pescas e Mar, Victória de Barros Neto, Hotelaria e Turismo, Ângela Bragança, e da Cultura, Carolina Cerqueira.

 ?? EDIÇOES NOVEMBRO ?? Portos angolanos estão entre os mais movimentad­os de África
EDIÇOES NOVEMBRO Portos angolanos estão entre os mais movimentad­os de África

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola