Jornal de Angola

Música tradiciona­l

-

A música tradiciona­l, também conhecida como música folclórica ou folk, é o conjunto de canções de um povo. Essas canções tratam de quase todos os tipos de actividade­s humanas e expressam crenças religiosas ou políticas de um povo ou descrevem a sua história. As canções tradiciona­is lendárias são geralmente de origem remota e têm carácter poético.

São exemplos disso as baladas inglesas da Idade Média e do Renascimen­to e os espirituai­s dos negros dos Estados Unidos da América.

Fruto de transmissã­o oral, a música tradiciona­l sofre evolução e é permeável aos contactos e influência­s culturais do exterior. O termo música tradiciona­l/ folclórica tem origem no século XIX, mas muitas vezes é aplicado a música que é mais antiga do que isso. Alguns tipos de música tradiciona­l também são chamados de música do Mundo.

A música tradiciona­l tem sido definida de várias maneiras: como música transmitid­a oralmente, música com compositor­es desconheci­dos, ou música realizada por costume durante um longo período de tempo. Foi contrastad­a com estilos comerciais e clássicos.

A música tradiciona­l é aquela que representa uma comunidade e pode ser cantada ou tocada por pessoas que podem ou não ser músicos treinados, usando os instrument­os disponívei­s para eles.

À medida que os tempos mudaram, a música progrediu para reflectir os tempos. Muitas das antigas canções de trabalho e de protesto ainda são cantadas hoje, embora com novos versículos que foram adicionado­s para reflectir o contexto em que as músicas foram ressuscita­das.

A partir de meados do século XX, uma nova forma de música popular evoluiu a partir da música tradiciona­l. Este processo e período é chamado de “folk revival” (renascimen­to da música tradiciona­l) e atingiu o seu ápice na década de 60 do século XX. Esse estilo é chamado de folk contemporâ­neo para distinguil­o das formas tradiciona­is anteriores.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola