Lu­an­da tem ca­da vez me­nos es­pa­ços ver­des

Jornal de Angola - - PRIMEIRA PÁGINA -

Oses­pa­ços­ver­des­deLu­an­da ten­dem a de­sa­pa­re­cer. Lo­cais on­de ha­via jar­dins es­tão a ser in­va­di­dos por be­tão, des­ca­rac­te­ri­zan­do uma ci­da­de que on­tem já ins­pi­rou po­e­tas. As obras na Zo­na Ver­de são exem­plo dis­so.

O es­cri­tor João Tala de­fen­deu, sex­ta-fei­ra, em Lu­an­da, o sur­gi­men­to de mais li­vra­ri­as e fei­ras do li­vro, por for­mas a per­mi­tir que os jo­vens ad­qui­ram mai­or co­nhe­ci­men­tos e há­bi­tos de lei­tu­ra. João Tala fez es­se ape­lo na se­gun­da edi­ção do pro­gra­ma “Textualidades - Con­ver­sa com os Leitores”, re­a­li­za­da no Me­mo­ri­al Dr. António Agos­ti­nho Ne­to (MAAN), on­de ma­ni­fes­tou pre­o­cu­pa­ção pe­lo en­cer­ra­men­to de al­gu­mas li­vra­ri­as, em Lu­an­da, que no seu en­ten­der de­vi­am ser re­a­ber­tas, as­sim co­mo a cri­a­ção de mais fei­ras do li­vro em to­do o país.

O es­cri­tor lem­brou que na dé­ca­da de 1980 ha­via inú­me­ras li­vra­ri­as em fun­ci­o­na­men­to em Lu­an­da , “a Lel­lo en­cer­rou, a Mes­tria tam­bém, si­tu­a­ção que de­ve ser in­ver­ti­da pa­ra o bem da li­te­ra­tu­ra”, aflo­rou.

O es­cri­tor afir­mou que par­te dos pro­ble­mas da fal­ta de li­vros no mer­ca­do con­sis­te no re­du­zi­do nú­me­ro de edi­to­ras exis­ten­tes no país. Re­co­nhe­ceu que a aqui­si­ção de li­vros por meio da In­ter­net es­tá, tam­bém, a con­tri­buir pa­ra o de­sa­pa­re­ci­men­to do li­vro fí­si­co, de­fen­den­do re­for­ço de po­lí­ti­cas pa­ra a ma­nu­ten­ção des­tes.

Apon­tou o Bra­sil, on­de ape­sar da In­ter­net ter um bom ní­vel de acei­ta­ção, os ci­da­dãos acor­rem, mes­mo as­sim, às fei­ras de li­vros.

Es­cri­tor e po­e­ta, João Tala é mem­bro da União dos Es­cri­to­res An­go­la­nos (UEA), a sua po­e­sia re­ve­la uma aus­pi­ci­o­sa con­tri­bui­ção pa­ra a re­no­va­ção e di­ver­si­da­de do dis­cur­so poé­ti­co an­go­la­no, que ca­rac­te­ri­zou a ge­ra­ção da No­vís­si­ma Po­e­sia An­go­la­na. Ini­ci­ou a ac­ti­vi­da­de li­te­rá­ria na ci­da­de do Hu­am­bo, ten­do si­do co­fun­da­dor da Brigada Jo­vem de Li­te­ra­tu­ra Al­da La­ra.

AN­GOP

En­con­tro de João Tala (à di­rei­ta) com os leitores no Me­mo­ri­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.