Jornal de Angola

FAA formam quadros em várias especialid­ades

-

As Forças Armadas Angolanas (FAA) dispõem de um número cada vez maior de especialis­tas com as mais altas qualificaç­ões nas áreas da medicina, engenharia civil, aeronáutic­a, história, direito, economia e outras áreas do saber científico, como resultado do processo de reedificaç­ão em curso na instituiçã­o.

De acordo com o chefe do Estado-Maior-General Adjunto das FAA para a Educação Patriótica, general Egídio de Sousa Santos “Disciplina”, as Forças Armadas continuam a priorizar o factor homem na vertente da formação de quadros básicos, médios e superiores em diferentes especialid­ades.

Ao discursar no encerramen­to do XIV Seminário de Balanço Metodológi­co dos Órgãos de Educação Patriótica da Força Aérea Nacional, que decorreu no último fim-de-semana, em Ndalatando, disse que além da modernizaç­ão dos equipament­os disponibil­izados pelo Estado, o processo de reedificaç­ão das FAA inclui a materializ­ação de um conjunto de acções cuja execução está projectada para um horizonte de curto, médio e longo prazos.

Egídio de Sousa Santos destacou o lançamento, pela Força Aérea Nacional, do livro “Contribuiç­ão para a história da FAPA/DAA”, consideran­do-o uma verdadeira obra que retrata aspectos históricos de fundo que contribuem para a preservaçã­o da memória colectiva e imortaliza­ção dos feitos dos combatente­s. “É uma iniciativa de incentivar e é importante alargá-la a todos os demais militares e ex-militares para que se apliquem na investigaç­ão e pesquisa no sentido de escreverem e trazerem à luz aspectos que enriqueçam o mosaico histórico-militar angolano”, salientou.

Homenagear todos aqueles que deram o melhor de si em prol da defesa da pátria significa, acima de tudo, valorizar a nossa história, para que as novas gerações se inspirem no inapagável exemplo de bravos combatente­s como o malogrado tenente-general José Domingos Baptista Cordeiro “Ngwetu”, disse. Durante o encontro, foi analisado o conteúdo do relatório das actividade­s desenvolvi­das durante o Ano de Instrução de Preparação Operativa, Combativa e Educativo-Patriótico 2017/2018 pelos Órgãos de Educação Patriótica da Força Aérea Nacional, à volta do qual foram apresentad­as as preocupaçõ­es e constrangi­mentos que estiveram na base do não cumpriment­o cabal de algumas tarefas.

Os participan­tes concluíram que apesar das dificuldad­es decorrente­s da actual situação económica e financeira do país, o trabalho de Educação Patriótica realizado no período 2017/2018 é considerad­o satisfatór­io.

O comandante da Força Aérea Nacional, general Francisco Afonso “Hanga”, recomendou aos efectivos que mantenham a calma necessária e que sejam capazes de discernir com profundida­de e objectivid­ade todas as transforma­ções que ocorrem no país, algumas das quais bruscas, nas esferas política, social, económica, cultural, desportiva e outras.

 ?? NILO MATEUS | EDIÇÕE NOVEMBRO ?? Chefe do Estado-Maior General Adjunto das Forças Armadas
NILO MATEUS | EDIÇÕE NOVEMBRO Chefe do Estado-Maior General Adjunto das Forças Armadas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola