Jornal de Angola

Parlamento debate o ataque

-

O Parlamento francês debate hoje os bombardeam­entos à Síria, em que participar­am as Forças Armadas do país, em conjunto com os Estados Unidos e o Reino Unido.

O presidente da Assembleia Nacional francesa, François de Rugy, anunciou ontem o debate depois de se reunir com o primeiro-ministro, Édouard Philippe, e os líderes dos grupos parlamenta­res de ambas as câmaras. A sessão permitirá ao Governo explicar-se perante os deputados e grupos parlamenta­res e expressar suas posições sobre o ataque, que ocorreu na madrugada de sábado na Síria, referiu Philippe.

Este debate parlamenta­r já havia sido avançado pelo próprio Presidente, Emmanuel Macron, na declaração em que anunciou a ofensiva. Macron invocou o artigo 35.º da Constituiç­ão, que estipula que o Governo deve informar o Parlamento de uma intervençã­o militar no exterior no máximo de três dias após o início da operação.

Espera-se que Macron dê detalhes sobre a intervençã­o na Síria. Os EUA, a França e o Reino Unido realizaram no sábado uma série de ataques com mísseis contra alvos associados à produção de armamento químico na Síria, em resposta ao ataque químico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola