Jornal de Angola

Organizaçõ­es juvenis pedem mais incentivos

-

Os jovens da província do Bié querem mais oportunida­des para melhorar a vida social e académica, disse no sábado o secretário executivo do Conselho da Juventude, Jonatão Cassapi.

As preocupaçõ­es do jovens, reunidos com representa­ntes Governo local, recaem fundamenta­lmente para a falta de emprego, as dificuldad­es no acesso ao crédito bancário, a falta de núcleos de escolas superiores e o mau estado das estradas.

Jonatão Cassapi, secretário executivo do Conselho da Juventude no Bié, reclama a falta de um centro cultural na cidade do Cuito, tal como foi feito nos restantes município da província.

“Os jovens fazedores das artes, dança, música e teatro não têm espaço para representa­r, já que o único recinto existente cobra 200 mil kwanzas por utilização. Pedimos o regresso do prémio provincial de literatura e a criação de um fundo de apoio ao desenvolvi­mento juvenil”, disse Jonatão Cassapi, que pediu ao Governo local “kits” de formação profission­al para os jovens associados em cooperativ­as, bem como a construção de centros de formação profission­al nos municípios onde não existem e o apetrecham­ento com material dos centros já existentes.

Durante a intervençã­o de líderes associativ­os dos nove municípios do Bié, as reclamaçõe­s e clamores foram para a falta de oportunida­des de emprego e de negócios para os jovens e a falta de núcleos de escolas superiores nos municípios do Andulo e de Camacupa.

A falta de energia eléctrica e de água potável, o mau estado ou ausência de estradas asfaltadas na província e a falta de infra-estruturas sociais nos bairros da juventude constam das preocupaçõ­es apresentad­as. Boavida Neto, governador do Bié, apontou algumas situações que podem ser solucionad­as em breve, como a conclusão das estradas Cuito-Andulo e Cuito-Camacupa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola