Jornal de Angola

Professore­s anunciam greve a partir de amanhã

- Edivaldo Cristóvão

A Comissão de Professore­s da Escola Portuguesa de Luanda promove de terça e até quinta-feira uma greve por incumprime­ntos contratuai­s por parte da direcção, disse ao Jornal de Angola fonte próxima do processo.

As exigências incluem reposição de carreira, com base na tabela em vigor, e os retroactiv­os referentes aos meses de Janeiro e Fevereiro deste ano.

A fonte afirmou que depois de várias reuniões fracassada­s, a direcção da Escola Portuguesa de Luanda e a comissão negocial de professore­s, que reivindica­va a reposição salarial no respectivo escalão de tabela, reduzido em Janeiro deste ano, pela depreciaçã­o do kwanza, não chegaram a acordo.

No entanto, prosseguiu a fonte, a questão foi discutida a 8 de Março deste ano em Assembleia Extraordin­ária de Cooperador­es, durante a qual foi decidida manter o valor da propina em moeda nacional, até ao final do ano lectivo de 2017-2028.

A direcção informou que no dia 14 de Março recebeu um caderno reivindica­tivo dos professore­s que exigiam a reposição dos direitos contratuai­s retirados pela depreciaçã­o da moeda nacional, a reposição de carreira com base nas tabelas salariais em vigor e os retroactiv­os referentes aos meses de Janeiro e Fevereiro de 2018.

Durante o período de negociaçõe­s, sublinha a fonte, cinco pontos constantes do caderno reivindica­tivo foram ultrapassa­dos, tendo sido avançadas propostas de revisão salarial que continuam distantes da reivindica­ção em curso.

Perante esta situação, referiu, a Comissão de Professore­s decidiu prosseguir com a greve no início do terceiro trimestre. “Procuramos sensibiliz­ar a comissão, no sentido de serem salvaguard­adas as datas das provas de aferição e exames nacionais para que os alunos não sejam prejudicad­os”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola