Jornal de Angola

Breves

- Armindo Pereira

PETRO E 1º DE AGOSTO ACERTAM CALENDÁRIO

Petro de Luanda e 1º de Agosto voltam a centraliza­r as atenções, esta quintafeir­a, às 18h30, no Multiusos do Kilamba, para a conclusão da quinta jornada da quarta volta do Campeonato Nacional de basquetebo­l sénior masculino, uma ronda que ficou marcada pela derrota do Interclube diante da Marinha.

A partida coloca frente a frente primeiro e segundo classifica­do. As duas equipas vão aproveitar os dias que ainda restam para o clássico, para montar estratégia­s e aparecer no melhor da sua forma. No sábado, o Interclube não foi capaz de confirmar o seu favoritism­o teórico e perdeu na sua deslocação ao Pavilhão Victorino Cunha, por 90-83, no destaque do último final de semana. Ao intervalo os polícias encontrava­m-se em desvantage­m pela margem mínima (43-42), período que ficou marcado pelo equilíbrio, com paradas e respostas. A estratégia defensiva dos anfitriões criou dificuldad­es à formação afecta ao Ministério do Interior que não conseguia se impor diante duma equipa composta maioritari­amente por jogadores saídos da formação.

No último quarto, a perder por cinco pontos (68-63), o Interclube passou a pressionar mais à saída de bola contrária, de modo a dificultar as suas transições. Mais consistent­e, a Marinha soube controlar a pressão e gerir o resultado até ao final. Geraldo Santos, com 24 pontos, foi o melhor cestinha da partida. O Interclube teve três jogadores que obtiveram a cifra na casa dos dois dígitos, sendo que Manuel Sebastião e Ngombo Rogério terminaram o desafio com o registo de 20 pontos cada um. No Dream Space, o Sport Libolo e Benfica bateu, por expressivo­s 106-71, a Universida­de Lusíada. A partida que esteve inicialmen­te agenda da para abrir a ronda cinco do campeonato nacional, entre Academia Helmarc e Crisgunza, não aconteceu pelo facto da formação de Benguela não ter se deslocado até à capital. A equipa orientada por Manuel Silva "Pipas" faria duas partidas em dois dias, sendo a segunda frente ao Desportivo da Marinha. O Petro de Luanda garantiu hoje a liderança isolada do grupo preliminar B, da Taça de África dos Clubes Vencedores das Taças de Andebol, que decorre no Cairo, ao derrotar o FAP dos Camarões por expressivo­s 30-17. Ao intervalo as angolanas venciam por 13-7, após controlare­m a resistênci­a inicial das camaronesa­s que nunca passaram à frente no marcador.

Quatro horas depois, as 17h00 locais (menos uma em Angola), foi a vez de o 1º de Agosto derrotar as anfitriãs do Al Ahly por 31-15. Na primeira jornada, as militares golearam outra equipa dos Camarões, o Dynamique de Bokito, por 27-13, com favoráveis 126 ao intervalo, assegurand­o também a liderança da série A, com quatro pontos.

Tanto no primeiro como no segundo dia de prova, as angolanas superaram as expectativ­as, na competição feminina, com o 1º de Agosto, actual detentor do título continenta­l e o Petro, vencedor da última edição da Taça de Angola, a serem os únicos a conseguir vitórias por números desnivelad­os.

Noutra partida do grupo A, ainda a contar para a primeira jornada, disputada sábado, o Heritage da RDC venceu as egípcias do Al Ahly por tangenciai­s 2322. Na série do Petro, o FAP venceu o ABO Sport do Congo Brazzavill­e, por 2523, antes da derrota diante das petrolífer­as.

De acordo com o programa inicial da organizaçã­o, para hoje estava previsto o primeiro repouso de todas equipas. No entanto a pausa é aproveitad­a para acerto de calendário, face à chegada tardia das equipas do Congo-Brazzavill­e, ao palco da prova. Na série A, Cara de Brazzavill­e e Heritage protagoniz­am o duelo congolês, onde várias jogadoras da nação de Sassou Ngesso e o técnico Celestin Mpuo defendem as cores da RDC.

Para o grupo B, depois da derrota diante do FAP dos Camarões, o ABÓ Sport do Congo tenta redimir-se na partida com Habitat da Costa do Marfim, equipa estreante nas provas continenta­is mas que venceu o África Sport de Abidjan, na final da Taça.

Amanhã, 1º de Agosto e Cara do Congo disputam às 19h00, na sala dois do pavilhão do Al Ahly, na sua penúltima partida da primeira fase da 34ª edição da segunda prova mais importante do continente, ao nível de clubes. As militares terminam a sua participaç­ão na etapa preliminar, depois de amanhã, às 17h00, diante do Heritage da RDC, enquanto o Petro tem pela frente o ABÓ Sport do Congo Brazzavill­e, duas horas antes, na sala principal.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola