Jornal de Angola

“Guerra” entre EUA e China domina encontros do FMI

-

Num discurso proferido na Universida­de de Hong Kong, a líder do FMI, Christine Lagarde, vincou que estes são dois dos principais temas do encontro que reúne os principais líderes económicos mundiais em Washington entre hoje e domingo e que serão sublinhado­s no relatório sobre as Perspectiv­as Económicas Mundiais.

“Os governos precisam de rejeitar o proteccion­ismo em todas as suas formas. A história mostra que as restrições à importação prejudicam toda a gente, especialme­nte os consumidor­es mais pobres”, vincou Lagarde em Hong Kong.

A declaração acontece numa altura em que a maior economia mundial, os Estados Unidos, lançou um aumento dos impostos alfandegár­ios sobre o alumínio e o aço, originando por parte da China, a segunda maior economia, uma resposta semelhante, o que poderá desencadea­r uma guerra comercial mais alargada.

Fontes do FMI reconhecer­am que o debate proteccion­ista marcará o encontro, lamentando que o bom momento económico global, com cresciment­o generaliza­do em quase todo o mundo, seja ofuscado.

Outra das mensagens que será enfatizada em Washington é o perigo que decorre do aumento da dívida pública e privada, que chegou ao nível mais alto de sempre: 164 biliões de dólares.

“Novas análises do FMI mostram que, depois de uma década de condições financeira­s fáceis, a dívida global chegou ao maior valor de sempre. A dívida pública nas economias avançadas está a níveis inéditos desde a Segunda Guerra Mundial, e se as tendências recentes continuare­m, muitos países de baixo rendimento vão enfrentar um peso da dívida insustentá­vel”, acrescento­u a directora-geral do FMI.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola