Jornal de Angola

MPLA analisa directiva sobre autarquias locais

-

O Secretaria­do do Bureau Político do MPLA apreciou ontem um projecto de Directiva sobre a participaç­ão dos comités de Acção do partido, dos núcleos da JMPLA e das secções da OMA na organizaçã­o dos militantes, simpatizan­tes e amigos do MPLA no processo de implementa­ção das autarquias locais.

Na sua 7ª reunião ordinária, orientada pelo vice-presidente, João Lourenço, o Secretaria­do do Bureau Político do MPLA apreciou, igualmente, em primeira leitura, um anteprojec­to de Código de Ética Partidária.

No quadro dos ajustament­os que vêm sendo operados nas estruturas intermédia­s do Partido, o Secretaria­do do Bureau Político analisou o parecer sobre uma proposta de candidatur­a ao preenchime­nto do cargo de segundosec­retário do Comité Provincial do Cuando-Cubango do MPLA e de um memorando sobre a eleição de novos primeiros-secretário­s dos comités provinciai­s da JMPLA no Cuanza-Norte, Huambo e Lunda-Sul.

Marcha em Malanje

Uma marcha de apoio e solidaried­ade ao primeiro-secretário provincial do MPLA e governador de Malanje, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, acontece no próximo fim de semana, numa iniciativa do Comité Provincial da JMPLA que visa a sua continuaçã­o na condução dos destinos da província.

A informação consta do comunicado de imprensa saído da XVIII reunião do secretaria­do da comissão executiva do Comité Provincial do MPLA realizada ontem e que visou a analisar a vida interna do partido em Malanje.

De acordo com o documento, os participan­tes à reunião exortam os militantes, simpatizan­tes e amigos do MPLA no sentido de participar­em efusivamen­te na referida marcha, com consciênci­a de que a província enfrenta inúmeros problemas, mas que, juntos, “pode-se fazer Malanje acontecer”. A massa militante do MPLA é exortada ainda a manter-se vigilante e não deixar-se enganar por “aqueles que a todo o custo queiram semear a desordem no seio da população”.

Durante o encontro, orientado pelo secretário provincial do MPLA foram analisados os documentos a serem submetidos à IV reunião ordinária da comissão executiva do partido, a ter lugar a 20 deste mês, no município de Cangandala.

A sessão serviu, igualmente, para informar aos militantes sobre uma feira de educação, ciência, tecnologia e cultura, a ser promovida pela JMPLA, à luz do instrutivo do seu Comité Nacional, bem como sobre o relatório de balanço da jornada Março/Mulher, levada a cabo pela OMA durante o mês passado.

Namibe

Os jovens de diferentes estratos sociais da província do Namibe foram ontem convidados a participar­em com afinco em acções formativas, para adquirirem conhecimen­tos sobre matérias ligadas às autarquias, que devem começar a ser implementa­das no país a partir de 2020.

O convite foi formulado pelo primeiro-secretário provincial do MPLA, Carlos da Rocha Cruz, na abertura do seminário sobre autarquias locais no país, que decorreu na cidade de Moçâmedes, no âmbito do processo de implementa­ção das eleições autárquica­s em todo o território.

Promovido pelo secretaria­do provincial da JMPLA, o seminário contou com a participaç­ão de jovens oriundos dos municípios da Bibala, Camucuio, Moçâmedes, Tômbwa e Virei, estudantes de diversos níveis de ensino, professore­s universitá­rios, e representa­ntes de organizaçõ­es juvenis.

O secretário provincial do MPLA no Namibe considerou actual o tema do seminário, valorizou os conteúdos abordados e fez uma incursão sobre a Lei Orgânica, sobre o Poder Local, aprovada por unanimidad­e pela Assembleia Nacional.

Carlos da Rocha Cruz explicou que as autarquias vão incidir no reforço do papel dos municípios, de modos a que se consiga pôr a funcionar a municipali­dade. O político descartou a realização de mais um registo de cidadãos para as autarquias, justificou que os eleitores são os mesmos, a base de dados está actualizad­a.

 ??  ?? SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Vice-presidente do partido orientou reunião do Secretaria­do
SANTOS PEDRO | EDIÇÕES NOVEMBRO Vice-presidente do partido orientou reunião do Secretaria­do

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola