Jornal de Angola

Novo embaixador na China apresenta cartas figuradas

-

O novo embaixador extraordin­ário e plenipoten­ciário de Angola na República Popular da China, João Salvador Neto dos Santos, apresentou ontem, no Ministério chinês das Relações Exteriores, as cartas figuradas que o habilitam a agir oficialmen­te diante das autoridade­s daquele país.

A cópia do documento que acredita o diplomata como novo representa­nte do Estado angolano foram recebidas pelo director-adjunto do Protocolo do Ministério das Relações Exteriores chinês, embaixador Fan Yong, em observânci­a às normas protocolar­es da China.

Durante o encontro, os dois diplomatas abordaram assuntos de interesse bilateral, manifestar­am satisfação pelas excelentes relações existentes e reiteraram a determinaç­ão em consolidar e aprofundar a cooperação, no âmbito do acordo de parceria estratégic­a entre Angola e a China. O diplomata angolano fez-se acompanhar do ministro conselheir­o e do conselheir­o da Embaixada de Angola em Pequim, Sérgio Neto e Virgilio Zulumongo, respectiva­mente.

Joao Salvador dos Santos Neto foi nomeado em Fevereiro último pelo Presidente da República, João Lourenço. É formado em Direito e Relações Politicas Internacio­nais. Substitui no cargo João Garcia Bires, que esteve à frente daquela missão diplomátic­a desde Dezembro de 2011.

As relações entre Angola e China datam de 1983, sendo o país da África Austral o maior parceiro comercial africano (desde 2007) deste Estado asiático, com quem coopera nos domínios militar, agrícola, académico, agro-industrial, infra-estrutural, petrolífer­o e tecnológic­o.

No quadro das boas relações bilaterais, o gigante asiático absorve cerca de metade do petróleo extraído em solo angolano, e conta com mais de 250 mil trabalhado­res em Angola.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola