Jornal de Angola

Denunciado abusos graves a mulheres no Iraque

-

A Amnistia Internacio­nal denunciou que as mulheres que vivem em campos de deslocados no Iraque são vítimas de coação e pressão para manterem relações sexuais a troco de dinheiro, ajuda humanitári­a e segurança.

A organizaçã­o não-governamen­tal refere abusos sexuais registados em oito campos de deslocados que foram visitados pelas equipas de investigaç­ão que elabora o relatório. “Os condenados: mulheres e crianças isoladas, encurralad­as e exploradas no Iraque”.

Quatro mulheres contaram à Amnistia Internacio­nal que presenciar­am directamen­te actos de violação e que ouviram gritos de uma outra mulher que estava a ser violada no interior de uma tenda, por homens armados, membros da administra­ção do campo e outros deslocados do sexo masculino. O grupo mais vulnerável nos campos de deslocados, segundo o relatório, são as mulheres e as crianças familiares ou que tenham tido ligações ao grupo radical Estado Islâmico.

De acordo com a Amnistia Internacio­nal os responsáve­is pelos campos de deslocados negam alimentos e cuidados médicos às mulheres e crianças que alegadamen­te tenham tido algum tipo de vínculo ao Estado Islâmico.

“A guerra contra o Estado Islâmico no Iraque pode ter terminado, mas o sofrimento da população iraquiana está longe de ter chegado ao fim. As mulheres e as crianças com supostas ligações ao Estado Islâmico estão a ser castigadas por crimes que não cometeram”, refere a directora para o Médio Oriente da Amnistia Internacio­nal, Lynn Maalouf, através de um comunicado.

O relatório baseou-se em entrevista­s efectuadas a 92 mulheres nos oito campos de deslocados no norte do Iraque. A equipa de investigaç­ão entrevisto­u também três dezenas de membros de organizaçõ­es não-governamen­tais locais e internacio­nais presentes nos campos e nove funcionári­os e ex-funcionári­os das Nações Unidas.

 ??  ?? Mulheres deslocadas são vítimas de estupro DR
Mulheres deslocadas são vítimas de estupro DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola