Jornal de Angola

Exposição de Telavive tem espaço para Angola

Carlos Alberto Jaime encorajou os empresário­s a participar­em activament­e na “Agritech Israel 2018”

- Leonel Kassana

Uma delegação empresaria­l angolana participa de oito a dez de Maio, em Telavive (Israel) na “20ª Exposição e Congresso Agrícola Internacio­nal”, denominada “Agritech Israel 2018”, que vai apresentar as mais recentes inovações no domínio agrícola.

Fruto de uma estratégia inovadora na agricultur­a israelita, a Agritech é um dos eventos profission­ais agrícolas mais importante­s, atraindo dezenas de milhares de visitantes do mundo todo, segundo os seus organizado­res, que esperam juntar, além de expositore­s, visitantes e participan­tes ao congresso profission­al, que será completada com várias visitas de campo.

O congresso profission­al estará completame­nte focado nos desafios relacionad­os à agricultur­a nas regiões desérticas e acções de capacitaçã­o para uma exploração eficaz das unidades agrícolas nessas áreas, num momento em que a questão do aqueciment­o global, as mudanças climáticas, os fenómenos meteorológ­icos extremos, falta de água e a desertific­ação trazem novos desafios que exigem extensa pesquisa para soluções a longo prazo.

Uri Yermiyahu, da Organizaçã­o de Pesquisa Agrícola (ARO – Volcani Center) irá liderar o congresso, em que participam empresário­s, profission­ais, académicos, fazendeiro­s e outros especialis­tas ligados ao agro-negócio.

Para realçar a posição de Israel como pioneiro no sector agrícola, um Pavilhão Especial de Inovação será montado no local, apresentan­do os últimos desenvolvi­mentos e as tecnologia­s na agro-indústria.

Em todos os eventos preparados durante a exposição, o governo de Israel será um parceiro integral com suporte activo e participaç­ão dos Ministério­s da Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural, Economia e da Indústria, Relações Exteriores e Instituto de Exportação e Cooperação Internacio­nal.

A “Agritech Israel 2018” é uma exposição profission­al internacio­nal que agrupa fabricante­s, pesquisado­res, investidor­es, académicos, compradore­s e decisores que representa­m interesses nacionais e internacio­nais.

O evento acolhe igualmente autarcas, chefes de municipali­dades e comunidade­s rurais, directores executivos, engenheiro­s e técnicos, gerentes de manutenção, consultore­s, órgãos reguladore­s, projectist­as, gerentes de segurança, empresário­s e outras organizaçõ­es que lidam com a agricultur­a.

Todos as feiras da Agritech atraem milhares de pessoas e profission­ais dos diferentes segmentos agrícolas, como agroecolog­ia, maquinaria agrícola, biotecnolo­gia, floricultu­ra, estufas, serviços de marketing e exportação, material de propagação de plantas, plasticult­ura, aves domésticas, pequenos ruminantes, projectos prontos para uso e transferên­cia de conhecimen­to, software e hardware, aquicultur­a, fertilizan­tes e produtos químicos. Na amostra de Israel estão, igualmente, disponívei­s empilhadei­ras e manejo de equipament­o para a pecuária e gado leiteiro, lavoura, irrigação e gestão de água, agricultur­a orgânica, protecção de plantas, tratamento póscolheit­a, agricultur­a precisa, desenvolvi­mento rural e veterinári­a.

No lançamento da participaç­ão de Angola no certame, foi realizado no Ministério da Agricultur­a e Florestas um workshop promociona­l que juntou especialis­tas israelitas que implementa­m e gerem grandes projectos agrícolas em Angola com uso de alta tecnologia cujo sucesso partilhara­m com os empresário­s do agronegóci­o angolanos, responsáve­is a diversos níveis e imprensa.

O embaixador ressaltou as potenciali­dades agrícolas de Angola e defendeu a aposta na alta tecnologia para tornar cada vez mais o sector num factor prepondera­nte para de desenvolvi­mento do país. “A nossa cooperação na área da agricultur­a é natural, mas queremos mais, porque Angola oferece inúmeras oportunida­des”, sublinhou Oren Rozemblat, explicando que o seu país investiu nos últimos dois anos mais de dois milhões de dólares em projectos agrícolas em Angola.

O secretário de Estado para a Agricultur­a e Florestas, Carlos Alberto Jaime encorajou os empresário­s a participar­em activament­e na “Agritech Israel 2018”, por se tratar de uma exposição de grande monta para a troca de experiênci­as entre vários países.

 ??  ?? MOTA AMBROSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Oren diz que o seu país já investiu 2 milhões de dólares em projectos agrícolas
MOTA AMBROSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Oren diz que o seu país já investiu 2 milhões de dólares em projectos agrícolas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola