Jornal de Angola

Sílvia Lutucuta satisfeita com as unidades sanitárias

- Lino Vieira

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, mostrou-se satisfeita com o nível de unidades sanitárias da província do Moxico, sobretudo, o Hospital Central, o Hospital Municipal e a Maternidad­e, que contam com equipament­o de ponta e, apesar da insuficiên­cia de quadros, não são subaprovei­tados.

Sílvia Lutucuta falava à imprensa depois de uma visita de trabalho à província, onde constatou as obras de construção do Hospital Municipal do Camanongue, assim como o funcioname­nto do Hospital Sanatório, o Hospital Municipal do Moxico, o Hospital Geral do Moxico, Centros de saúde e o depósito provincial de medicament­os.

Segundo Sílvia Lutucuta, três unidades sanitárias de referência na cidade do Luena encontram-se entre as melhores do país, em termos de infra-estruturas e equipament­o, o maior problema é a falta de quadros com competênci­as necessária­s para manusear a maior parte dos meios disponívei­s.

“São equipament­os de boa qualidade e de referência internacio­nal, que não estão a ser completame­nte utilizados”, sublinhou a ministra da Saúde e acrescento­u que “estamos a trabalhar na estratégia de ter quadros a nível da província e algumas situações vão ser resolvidas através de concurso público e de programas de formação”.

A ministra mostrou-se preocupada com a sala de hemodiális­e, que tem equipament­o de ponta e que não funciona, e garantiu que “está nas nossas prioridade­s resolver a questão a curto prazo”.

A província, acrescento­u, tem bons hospitais, todavia, por falta de algumas especialid­ades, os doentes vão para outras regiões, como Benguela e Luanda, para serem curados. “O Governo Angolano tem o compromiss­o de dar atenção especial aos doentes com insuficiên­cia renal e também trabalhar na prevenção", disse a ministra da Saúde .

Além de recursos humanos, as unidades sanitárias na região apresentam problemas financeiro­s e de medicament­os. A ministra da Saúde afirmou que o Governo está a trabalhar no sentido de melhorar o quadro.

 ??  ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Luena tem três das melhores unidades sanitárias do país
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO Luena tem três das melhores unidades sanitárias do país

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola