Jornal de Angola

Silva Etiambulo mantém a liderança da ANDA

- César André

Silva Lopes Etiambulo foi reconduzid­o para dirigir os destinos da Associação Nacional dos Deficiente­s de Angola (ANDA), por um período de cinco anos, durante a quinta assembleia geral de balanço e renovação de mandatos, realizada, em Luanda.

Durante o encontro orientado pelo presidente da Mesa da Assembleia Geral, António Pitra Neto, os participan­tes procederam à aprovação, por unanimidad­e, do relatório e contas, bem como analisaram as actividade­s programada­s no período (2017-2018).

Neste encontro que contou com a presença de 70 delegados das 18 províncias do país, os participan­tes defenderam a importânci­a de a ANDA viabilizar a implementa­ção de dois importante­s projectos.

“Dê um abraço a quem precisa” e “Preciso de seu abraço”. Ambos têm como finalidade apoiar os deficiente­s ex-militares e respectiva­s famílias.

A vice-presidente da mesa da Assembleia-geral, Francisca de Espírito Santo, considerou positivo o trabalho realizado pela direcção cessante e manifestou total apoio para que os projectos beneficiem de facto a população alvo. Continuar a apostar na reintegraç­ão sócio-económica dos deficiente­s ex-militares no país é um dos principais objectivos das acções a serem desenvolvi­das este ano pela Associação Nacional dos Deficiente­s de Angola, disse o presidente reeleito Silva Lopes Etiambulo, anunciou que a associação, que este ano completou 26 anos de existência, tem realizado vários projectos visando a inserção no mercado de trabalho de pessoas com deficiênci­a, com destaque para o “Projecto Vem Comigo”, apoiado pelo Executivo que já vai na sua sexta fase.

Neste projecto, disse a associação inseriu de 2006 a 2016 no mercado de trabalho 20 mil e 460 pessoas com deficiênci­a, através do Ministério da Administra­ção Pública Trabalho e Segurança Social, e ajudou a criar postos de trabalho.

Paralelame­nte a estas acções, a associação implemento­u diversas acções de formação profission­al, tendo dado aos beneficiár­ios kits de trabalho, assim como criou cooperativ­as agrícolas nas províncias do Bié, Huambo, Huíla e Bengo, onde foram reintegrad­as mais de 10 mil deficiente­s ex-militares e suas respectiva­s famílias.

A ANDA tem envidado esforços junto do Executivo para criar programas de luta contra a pobreza.

O objectivo é trabalhar para inserção de pessoas com deficiênci­a em vários projectos sociais.

 ??  ?? Silva Lopes Etiambulo DR
Silva Lopes Etiambulo DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola