Jornal de Angola

“A maldita herança” gravada no Lubango

-

A telenovela, “A maldita herança”, começou a ser gravada, ontem, no Lubango, província da Huíla, pela PTProduçõe­s, processo que deve durar nove meses.

Fazem parte das cenas, 100 actores, das províncias da Huíla, Benguela e Luanda.

O director-geral da produtora, Person Pitra, disse à Angop que a telenovela tem 95 capítulos, está em curso negociaçõe­s para que seja exibida nos canais de televisão nacionais. Person Pitra sublinhou, que a telenovela narra a história de um milionário, que morre e deixa a herança a um enteado que passa por torturas pela ambição dos familiares do defunto, que querem tomar posse da riqueza. “Estamos, numa primeira fase, a gravar em locais turísticos do Lubango, posteriorm­ente, vamos gravar nas províncias de Benguela, Luanda e Huambo”.

Segundo o director da produtora, foram investidos 500 milhões de kwanzas. A produção envolve potenciali­dades turísticas naturais do Centro e Sul do país, que vai contribuir para a divulgação da imagem positiva do país no mundo. Considerou como mais-valia, desenvolve­r a actividade cinematogr­áfica, que pode propiciar mais emprego para os jovens.

tem registado 265 monumentos e sítios classifica­dos e mais de duas mil áreas inventaria­das, embora muitos se encontrem em estado avançado de degradação.

Para assinalar o 18 de Abril, Dia dos Monumentos e Sítios, realiza-se, hoje, a partir das 10h00, no Instituto Superior de Ciências da Comunicaçã­o, na Centralida­de do Kilamba, em Luanda uma palestra com dois temas: um sobre “Património Imaterial e Identidade”, orientado por Manuela Muanha da Silva e, outra, sobre “Património, Memória e Cidadania”, cujo orador será Emanuel Caboco.

No período da tarde, às 15h00, vai ser inaugurada uma exposição de pintura e gravuras sobre “Monumentos e sítios de Angola”, no Arquivo Nacional de Angola, na Baixa de Luanda.

Monumentos classifica­dos

Entre os monumentos e sítios classifica­dos na província do Bengo, destacam-se a Igreja de Nossa Senhora da Muxima, construída entre 1641-1648, monumento nacional desde 1924, um local que alberga o Santuário da Nossa Senhora de Muxima. Existem ainda o Museu da Tentativa, no Caxito, o Farol do Cal de Bom Jesus, antiga Igreja dos Jesuítas da Barra do Dande e o Sítio Arqueológi­co de Ambriz.

Em Benguela, existem a Igreja Nossa Senhora do Pópulo, construída em 1748 no estilo barroco, a Ermida da Nossa Senhora dos Navegantes, de 1957, onde se festeja a Santa a 17 de Maio, a Capela da Nossa Senhora da Graça, o Palácio do Governo, a Igreja Nossa Senhora da Arrábida, do Século XVII, o Museu Nacional de Arqueologi­a, o Museu de Etnografia do Lobito, o Farol do Quilve, no Lobito, o Farol de São Pedro da Catumbela, as Termas

 ??  ?? As produções audiovisua­is são também meios de emprego DR
As produções audiovisua­is são também meios de emprego DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola