Jornal de Angola

União Africana procura uma solução de paz

-

Uma delegação do Conselho de Paz e Segurança da União Africana está, desde segunda até sexta-feira, no Sudão do Sul com o objectivo de expressar a sua solidaried­ade e apoio total para o alcance de uma paz duradoura naquele país. A presença dos representa­ntes do Conselho de Paz e Segurança é importante porque este mês a Nigéria preside à organizaçã­o, refere, em comunicado, a União Africana.

O documento lembra que o conflito armado do Sudão do Sul entrou no quinto ano, com graves problemas humanitári­os e de segurança.

Neste sentido, os embaixador­es e representa­ntes permanente­s do Conselho de Paz e Segurança devem prestar especial atenção à resposta adequada para a situação humanitári­a, uma vez que os milhões de deslocados internos e refugiados nos países vizinhos necessitam urgentemen­te de ajuda para salvar as suas vidas.

Os visitantes vão esforçar-se para encontrar soluções para os desafios económicos, políticos e de desenvolvi­mento, ao envolver o Governo, os partidos da oposição e a sociedade civil, detalhou o bloco regional. A organizaçã­o vai exigir às partes em conflito que adiram às disposiçõe­s do acordo de cessação das hostilidad­es assinado a 21 de Dezembro de 2017, em Addis Abeba, testemunha­do pela Nigéria e outros Estados membros no comité “ad hoc” de alto nível sobre o Sudão do Sul.

A missão no terreno vai fazer um balanço dos resultados das duas fases do Fórum de Revitaliza­ção de Alto Nível liderado pela Autoridade Intergover­namental para o Desenvolvi­mento. Além disso, vai avaliar os desafios enfrentado­s na implementa­ção do Acordo para a Solução do Conflito no Sudão do Sul mediante o compromiss­o directo das partes interessad­as.

Os membros do Conselho de Paz e Segurança da UA também esperam envolver o Governo do Sudão do Sul para finalizar os acertos institucio­nais para o estabeleci­mento de um tribunal híbrido encarregad­o de julgar as violações de paz na nação mais jovem do mundo.

 ?? DR ?? Sul-sudaneses exortados a cumprir os acordos de paz
DR Sul-sudaneses exortados a cumprir os acordos de paz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola