Jornal de Angola

Ponte sobre o rio Luachimo fica concluída em três meses

-

A ponte definitiva de betão armado, que está a ser construída sobre o rio Luachimo, no troço rodoviário Saurimo/Luena, na estrada nacional 180, está concluída nos próximos três meses, informou o ministro da Construção e Obras Públicas, Manuel Tavares de Almeida.

Em declaraçõe­s à imprensa, em Saurimo, quando constatava os trabalhos na ponte hidráulica provisória, interditad­a desde sexta-feira passada, o ministro informou que está a ser feito o reforço dos pilares da antiga ponte, para posteriorm­ente serem colocadas as plataforma­s.

Sem avançar as dimensões da ponte, Manuel Tavares de Almeida revelou que a mesma vai ter durabilida­de acima dos 50 anos.

O ministro esclareceu, que a subida do caudal do rio Luachimo provocou inundações na passagem hidráulica, rompeu uma das alas que asseguram a mesma e assegurou que depois do trabalho realizado vai manterse intacta.

“A passagem provisória foi restituída e os camiões podem já atravessar e gostaríamo­s aproveitar a ocasião para anunciar que abriremos mais uma passagem provisória para desafogar a actual”, acrescento­u.

A circulação entre Saurimo e Dala (Moxico), na Estrada Nacional 180, ficou interrompi­da no final de semana, devido ao aumento do caudal no rio Luachimo. A ponte hidráulica (alternativ­a) desabou devido às fortes chuvas que se abatem sobre quase toda à extensão da província da Lunda-Sul.

De acordo com as declaraçõe­s de um automobili­sta, que solicitou anonimato, a ponte desabou no início da tarde de sábado, por força disso, os utentes da via viramse obrigados a atravessar o local, de um lado para o outro, de canoa, ou com uma corda.

 ??  ?? ARÃO MARTINS|EDIÇÕES NOVEMBRO Tavares de Almeida, ministro da Construção e Obras Públicas
ARÃO MARTINS|EDIÇÕES NOVEMBRO Tavares de Almeida, ministro da Construção e Obras Públicas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola