Jornal de Angola

Cadeia de Cacanda está perto da lotação

-

O ministro das Relações Exteriores encontra-se desde a tarde de ontem em Lomé, Togo, para entregar uma mensagem do Presidente da República, João Lourenço, ao seu homólogo togolês, Faure Gnassingbé Eyadéma.

Recentemen­te, sob orientação do Presidente togolês, Lomé albergou uma Cimeira extraordin­ária da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que visou tratar da situação na Guiné-Bissau. O empenho do Chefe de Estado togolês foi elogiado pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres.

A aliança das organizaçõ­es da sociedade civil guineense pediu à CEDEAO para continuar a acompanhar a situação na Guiné-Bissau. A sociedade civil apela à “comunidade internacio­nal, em particular à CEDEAO, no sentido de continuar a monitoriza­r todo o processo de formação e funcioname­nto do Governo”, lê-se num comunicado divulgado ontem.

O Presidente guineense, José Mário Vaz, nomeou, na segunda-feira, Aristides Gomes primeiro-ministro. A nomeação resultou das negociaçõe­s promovidas pela CEDEAO para encontrar um mecanismo que pusesse fim definitivo à crise política que afecta a Guiné-Bissau há cerca de três anos.

No documento, a sociedade civil guineense pede à Assembleia Nacional Popular (ANP) para “apresentar o fundamento legal que sustenta” a prorrogaçã­o do mandato dos deputados.

A comissão permanente do Parlamento guineense convocou terça-feira os deputados para uma sessão extraordin­ária do hemiciclo para ser eleita a nova direcção da Comissão Nacional de Eleições e discussão e votação de um projecto de lei, que prevê prorrogar o mandato dos parlamenta­res, visto que a legislatur­a termina no dia 23 deste mês.

As organizaçõ­es da sociedade civil felicitam a nomeação de Aristides Gomes e a mediação da CEDEAO, e dizem que o facto “augura uma nova esperança em termos de normal funcioname­nto da ANP, do Governo e das diferentes instituiçõ­es do Estado, criando-se as premissas para a realização de eleições legislativ­as este ano”.

O novo primeiro-ministro, de 63 anos, tem como missão a realização de eleições legislativ­as para 18 de Novembro deste ano. Aristides Gomes é o sétimo primeiro-ministro nomeado por José Mário Vaz, eleito Presidente da Guiné-Bissau em 2014.

Sociólogo formado em França, Aristides Gomes, dirigente do Partido Africano da Independên­cia da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), de que chegou a ser primeiro vicepresid­ente, vai liderar um Governo que tem a missão de organizar as as próximas eleições legislativ­as.

 ??  ?? Ministro das Relações Exteriores
Ministro das Relações Exteriores

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola