Jornal de Angola

Cada vez mais jovens optam pela emigração

-

É cada vez maior o número de jovens quenianos que opta pela emigração como forma de tentar um futuro melhor, revela um estudo divulgado em Nairobi pelo British Council.

De acordo com o estudo, neste momento quatro em cada dez jovens abandonam o país por não perspectiv­arem possibilid­ades de um futuro seguro nas suas diferentes componente­s.As razões para essa opção variam e vão desde a corrupção ao favoritism­o para determinad­os lugares, sem esquecer o problema da desigualda­de de direitos motivada pelas diferenças políticas que os jovens perfilham.

A actual taxa de desemprego entre jovens atingiu já os 39 por cento, a maior de sempre no Quénia e a mais alta da região. O empreended­orismo, entendido como uma forma de trabalhar por conta própria, está comprometi­do pela falta de oportunida­des que são dadas à juventude para terem acesso ao crédito. Os jovens queixam-se de que as oportunida­des de participaç­ão nos programas de desenvolvi­mento de negócios criados pelo governo são geridos na base do “compadrio”, na compensaçã­o financeira ou nos favores sexuais.

Por outro lado, os jovens acusam as gerações mais velhas de criarem uma espécie de “barreira” que os impede “de terem acesso ao mercado de trabalho. O sistema de educação do Quénia, é citado no referido estudo como tendo “falhado redondamen­te”no objectivo de proporcion­ar à juventude os conhecimen­tos necessário­s para encarar os desafios do século XXI.

Este estudo do British Council revela, ainda, que apenas 38 por cento dos quenianos estão satisfeito­s com a participaç­ão na vida política. Esta taxa é baixa quando comparada com a da Tanzânia, onde foi divulgado que 78 por cento dos jovens se sentem partícipes na vida política.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola