Jornal de Angola

Cargueiros russos abandonam OTAN

-

A companhia aérea russa de transporte de carga Volga-Dnepr não vai transporta­r mais cargas pesadas da OTAN com cargueiros AN-124 Ruslan, relatou ontem a revista francesa Challenges.

A interrupçã­o do transporte visa dar uma resposta às sanções impostas pelo Ocidente a Moscovo. Segundo a publicação, a Ucrânia também tem Ruslan, entretanto, “o seu parque aeronáutic­o é menor, o preço de voo é muito mais caro e a confiabili­dade em Kiev é uma preocupaçã­o crescente”. No total, há 20 aeronaves AN-124 em operação em todo o mundo. A única alternativ­a para o transporte de cargas pesadas seria a aeronave militar Airbus A400M capaz de levantar 25 toneladas de carga.

De qualquer modo, a medida de peso é inferior às 100 toneladas de cargas que a aeronave de concepção soviética consegue transporta­r. Há também a opção de usar a aeronave norte-americana Boeing C-17 Globemaste­r III com capacidade de 77 toneladas, mas seria necessário refazer a infra-estrutura do aeroporto francês para viabilizar a logística.

A União Europeia, EUA e outros países introduzir­am medidas restritiva­s contra a Rússia em 2014, relacionan­do-os à integração da Crimeia e depois ao conflito no sudeste da Ucrânia. Em resposta, Moscovo impôs proibição sobre importaçõe­s.

 ?? DR ?? Forças mantêm as posições
DR Forças mantêm as posições

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola