Jornal de Angola

Angola quer renegociar dívida

Rácio da dívida para rendimento­s fiscais atinge 90 por cento e o Governo gasta 250 milhões de dólares por mês a importar alimentos

-

Angola está

Neto Costa afirmou, por seu turno, que as reservas cambiais de Angola têm vindo a cair desde 2013, quando estavam avaliadas em cerca de 31 mil milhões de dólares para pouco mais de 13 mil milhões o ano passado.

Estatístic­as do Banco Nacional de Angola dizem que desde então essas reservas caíram para pouco mais de 15 mil milhões de dólares o que põe em perigo as contas externas do país. O governador do BNA disse na conferênci­a que Angola precisa de diversific­ar a sua economia, pois 95 por cento dos seus recursos são provenient­es da venda de petróleo. “Para vos dar uma ideia, Angola importa mensalment­e 250 milhões de dólares em alimentos”, disse Massano, citado pela Voz da América.

Outros 200 milhões de dólares mensais são gastos na importação de produtos petrolífer­os refinados enquanto outros 50 milhões de dólares mensais são gastos em estudantes no estrangeir­o ou angolanos que vão ao estrangeir­o “para tratamento médico”. “E tudo isto está dependente do petróleo”, disse o governador do banco nacional.

Apesar disso, o ministro das finanças Archer Mangueira fez notar que há maior optimismo entre os compradore­s da dívida angolana. Mangueira disse estar a decorrer a segunda emissão da dívida pública angolana em moeda externa, os Eurobonds.

“É justo lembrar que os títulos da primeira emissão realizada em 2015 estão a ser transaccio­nados no mercado secundário com “yields” que denotam a confiança dos investidor­es”,” disse Mangueira.

“As cotações registaram no início deste ano níveis abaixo de 7 por cento face aos 9,5 por cento iniciais”, acrescento­u o ministro que reconheceu no entanto que isso pode estar ligado a melhores preços do petróleo.

Contudo, disse acreditar que isso se deve também às iniciativa­s que o governo angolano está a levar a cabo “para tornar o país mais atractivo ao investimen­to directo estrangeir­o”.

As reservas cambiais de Angola têm vindo a cair desde 2013 quando estavam avaliadas em cerca de 31 mil milhões de dólares para pouco mais de 13 mil milhões o ano passado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola